Por R$ 142.990, modelo promete 298 km de autonomia e terá preço mantido até julho
A Renault abre nesta quinta-feira, 14, a pré-venda do Kwid E-tech, versão elétrica do modelo de entrada da marca no Brasil. O plano é manter na nova versão a tradição de automóvel “popular”: será o carro elétrico mais barato do país, ainda que, no universo dos automóveis com a tecnologia, isso signifique um preço longe de ser acessível à maior parte dos brasileiros, a partir de R$ 142.990.
Com isso, o compacto da Renault rouba o título que até então pertencia ao JAC E-JS1, oferecido por R$ 164.900. As primeiras unidades do compacto serão entregues em agosto.
“A classe média ainda não teve acesso à mobilidade elétrica no Brasil”, afirmou o head de marketing do produto da Renault Brasil, Charles-Emmanuel Courtois.
“Por isso, com base nas nossas pesquisas, identificamos três perfis de clientes para o Kwid E-tech: o público ‘early adopter’, pessoas que buscam experimentar primeiro as inovações tecnológicas; a família, que busca alternativas para o dia a dia e que geralmente tem o SUV como segundo carro na garagem; e o terceiro perfil de cliente é o corporativo.”
As primeiras unidades do carro serão entregues em agosto. Além da pré-venda, o carro estará disponível no Renault On Demand, serviço de carros por assinatura da marca, com planos que variam de 12 a 48 meses, e permitem rodar até 3.000km mensais.
300 km de autonomia e aceleração
O Kwid E-tech chega ao Brasil importado da China, mas segundo a marca, passou pela devida tropicalização para atender as necessidades locais. O carro conta com suspensão elevada para sustentar a proposta (nem sempre realista) de ser um mini SUV urbano, além de um novo tratamento acústico. A fabricante divulgou velocidade máxima de 130 km/h e aceleração de 0 a 50 km/h em 4,1 segundos – o que, convenhamos, quer dizer muito pouco, já que é uma métrica diferente da aceleração de 0 a 100 km/h normalmente divulgada pelas montadoras.
O carro estará disponível nas cores branco, prata e o novo verde Noronha. O Kwid E-tech conta com painel com funções multimídia, câmera de ré e sensor traseiro, seis airbags, porta-malas de 290 litros e condução com dois pedais. Em relação a autonomia, a promessa da marca é que uma carga da bateria é o suficiente para o carro percorrer 298 km em ciclo urbano e 265 km em ciclo misto.
Com a bateria é de 26,8KwH, é possível ter 190 km de autonomia com um reabastecimento de 40 minutos em um eletroposto de recarga rápida. Segundo a Renault, o veículo também pode ser carregado em uma tomada doméstica de tomada doméstica 20A aterrada, o que levaria 9 horas para os mesmos 190 km de autonomia.
A Renault afirmou ainda que a bateria tem vida útil de 8 anos (ou 120.000 km rodados) e que vai implementar uma iniciativa para reciclagem para diminuir o impacto ambiental docomponente – hoje um dos principais desafios dos veículos elétricos.
A montadora firmou ainda fechou parcerias com as empresas WEG e Schneider Electric, para fornecer carregadores para os clientes, os wallboxes, que podem ser adquiridos nas concessionárias ou por meio do Renault On Demand.