Apesar da pequena alta ante março, dados da Fenabrave mostram recuo acentuado também no acumulado do ano em relação a 2021
Pelo visto, os efeitos do IPI não fizeram nem cócegas nas vendas de veículos. Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em abril o mercado brasileiro registrou pouco mais de 147 mil unidades emplacadas – entre automóveis de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus. O número é 15,9% menor que o registrado em abril de 2021.
No acumulado do ano, o recuo nas vendas de veículos é ainda maior de acordo com o levantamento da entidade que reúne as concessionárias. Com quase 553 mil unidades comercializadas no quadrimestre, o setor amarga queda de 21,3% ante o mesmo período de 2021. Só na comparação mês a mês há o que comemorar, porém, mesmo assim, o aumento foi tímido: 0,3% em relação a março.
Automóveis e comerciais leves
No recorte de veículos leves e comerciais, foram pouco mais de 136 mil unidades entregues em abril. Desta forma, o mercado encolheu 16,8% em relação ao mesmo mês do ano passado e teve alta de 1% na comparação com março deste ano. No acumulado das categorias, as mais de 510 mil unidades representam um recuo de 22,8% em relação aos quatro primeiros meses de 2021.
Caminhões e ônibus
No segmento de caminhões, o balanço foi um pouco mais animador. As 9,3 mil unidades comercializadas em abril representaram queda de 4,4% em relação a abril do ano anterior e 7,7 a menos de vendas no comparativo com março de 2022. No acumulado, já são mais de 35,5 mil veículos pesados emplacados, alta de 1,5% em relação a janeiro-abril de 2021.
Os ônibus totalizaram aproximadamente 1,5 mil unidades entregues em abril, segundo a Fenabrave. Isso representa aumento de quase 9% na comparação com o mesmo mês de 2021, apesar da queda de 14,5% ante março deste ano. No primeiro quadrimestre, já são mais de 5,6 mil ônibus negociados, alta de 3,4% em relação a período igual do ano passado.
Fiat lidera o mercado
A liderança na participação de mercado continua nas mãos da Fiat. A marca pertencente ao Grupo Stellantis anota 25,2% de mix nas vendas de veículos em abril, seguida da General Motors (15,5%), da Toyota (10,9%) e da Hyundai (10,3%).
A montadora italiana ratifica o posto de primeiro lugar também nas categorias em separado. Entre os automóveis de passeio (hatches, sedãs, SUVs etc), o market share da Fiat foi de 18,4%, enquanto entre os comerciais leves (picapes, furgões, vans, chassis-cabine etc) a participação passa dos 53%.