Stellantis compra Share Now, empresa de compartilhamento de carros da BMW e da Mercedes

Com aquisição, companhia passa a ser parte da Free2move e expande negócios na Europa

Victor Bianchin

Victor Bianchin

Com aquisição, companhia passa a ser parte da Free2move e expande negócios na Europa

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A Stellantis anunciou na segunda-feira, 2, que comprou a empresa de compartilhamento de carros Share Now e irá integrá-la à sua rede de aluguel de carros Free2move. Com isso, o grupo ganha a frota de 10 mil carros (dos quais 3 mil elétricos) presentes em 14 cidades europeias e a base de 3,4 milhões de clientes.

A Share Now era uma joint-venture entre a BMW e a Mercedes-Benz e foi criada em 2019 com o objetivo de atender a demanda crescente por car-sharing na Europa. Os clientes podiam alugar e pagar pelos carros via app e então retirá-los nas “Home Areas”, espaços públicos em que a empresa tinha parceria com o governo. A Share Now atuava principalmente na Alemanha (onde fica sua sede) e na Espanha, mas também estava presente em outras capitais europeias, como Paris, Viena e Amsterdã.

Inaugurada em 2016, a Free2move possui um modelo de negócio parecido. Ela oferece car-sharing, mas também aluguel no modelo tradicional, reserva de vagas de estacionamento, agendamento de chofer e até reserva de ponto de recarga elétrica, tudo no app. A empresa está presente em 170 países e tem 2 milhões de usuários, além de uma frota de 450 mil veículos (sendo 2.500 para car-sharing).

“Integrar a Share Now e sua forte posição em grandes cidades europeias vai permitir que nossos consumidores tenham acesso a uma gama maior de serviços”, afirmou em comunicado Brigitte Courtehoux, CEO da Free2move. “Igualmente importante é o fato de que essa aquisição irá acelerar nosso crescimento rentável. Estamos agora um passo mais próximos de atingir nossa meta de chegar a 15 milhões de usuário ativos até 2030”, disse.

A Free2move atualmente passa por uma transição do serviço tradicional de aluguel para um foco principal em mobilidade. No seu modelo de negócios, se um cliente deseja utilizar um carro por mais tempo do que o originalmente previsto, ele pode fazer isso sem mudar de contrato, apenas pagando a diferença pelo tempo extra. A ideia é que apenas esse modelo já esteja dando lucro de € 700 milhões em 2025.