Model Y, Model 3 e Model S lideram ranking; Hyundai e Volkswagen crescem, Chevrolet cai
As vendas de carros caíram 18% nos Estados Unidos no primeiro trimestre de 2022 em relação ao ano passado, totalizando apenas 3,4 milhões de unidades. Apesar disso, o segmento de modelos eletrificados cresceu 60% no mesmo período, atingindo 158.689 unidades vendidas, de acordo com informações da empresa Experian com base nos registros de novos carros.
Uma fonte mais conservadora, o site de notícias Veloz, apontou 29% de crescimento para os elétricos no mesmo período, com 81.292 unidades vendidas. Ainda assim, um crescimento impressionante.
De acordo com a Experian, estes são os 10 modelos mais vendidos nos EUA em 2022:
1) Tesla Model Y: 52.0512) Tesla Model 3: 47.6823) Tesla Model S: 9.2504) Ford Mustang Mach-E: 6.9575) Hyundai Ioniq 5: 6.2656) Kia EV6: 4.9017) Tesla Model X: 4.8998) Nissan Leaf: 4.4019) Kia Niro Electric: 3.54910) Volkswagen ID.4: 2.926
Como dá para ver, a Tesla permanece a líder absoluta do segmento, com mais de 113 mil unidades vendidas no total. As outras montadoras, somadas, venderam o equivalente a 25% das unidades comercializadas pela Tesla.
Na tabela abaixo, temos o total de registros de elétricos no primeiro trimestre dividido por montadoras:
1) Tesla: 113.882 carros (+59%) e 71,8% de share no segmento BEV
- Tesla Model Y: 52.051
- Tesla Model 3: 47.682
- Tesla Model S: 9.250
2) Kia: 8.450 carros (+735%)3) Ford: 7.407 carros (+91%)
- Mustang Mach-E: 6.957 (+80%)
- E-Transit: 396
- F-150 Lightning: 54 (formalmente lançado em maio, apesar do grande sucesso desde o ano passado)
4) Hyundai: 6.964 (+236%)
- Ioniq 5: 6.265
- Kona Electric: 685
- Ioniq Electric: 14
5) Nissan (LEAF): 4.401 (+23%)6) Volkswagen (ID.4): 2.926 (+656%)7) Polestar (Polestar 2): 2.3848) Rivian (R1T/R1S): 701 (nova)9) Chevrolet (Bolt EV/EUV): 479 (-95%)10) Lucid (Air): 308 (nova)11) GMC (picape Hummer EV): 80 (nova)
Outras marcas combinadas: 10.707 carros vendidosTotal de marcas não-Tesla: 44.807 carros vendidosTotal: 158.689 carros elétricos (BEV) vendidos
Chamam a atenção nessas listas a ascensão do grupo Hyundai com suas duas marcas, Hyundai e Kia. Neste ano, a Kia lançou o EV6, modelo ambicioso disponibilizado em cinco versões e com preços acessíveis (a versão mais barata custa US$ 40 mil). E o Ioniq 5, da Hyundai, foi eleito “Carro Elétrico do Ano” na premiação World Car Awards 2022, após dezenas de reviews elogiosos.
Outros fatores de destaque são as boas vendas do ID.4, carro elétrico mais popular da Volkswagen no planeta e também uma de suas grandes apostas atuais, e a queda gigantesca da Chevrolet após os escandalosos problemas técnicos do Bolt.
Vale dizer também que esses números não são representativos da demanda total por cada modelo, uma vez que, em um cenário de crise de chips semicondutores, as vendas dependem principalmente da capacidade de produção alocada para cada praça. A Hyundai, por exemplo, é uma montadora coreana e não oferece toda sua produção para os EUA, apenas uma parte.
Além disso, como os números da Experian são baseados em registros, eles não levam em conta carros que foram encomendados, mas ainda não chegaram às mãos dos clientes. E essa está sendo a realidade do consumidor americano, uma vez que quase todos os modelos citados levam de quatro a doze meses para serem entregues.