“Desconto” na alíquota subiu de 18% para 24,5% na expectativa de aumentar vendas do setor
O Governo Federal anunciou uma nova redução no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis de passeio.
A alíquota, que tinha sido reduzida em 18%, passa a contar com desconto maior, de 24,75% para veículos nacionais e importados. Segundo comunicado do governo, a “elevação desse percentual equipara a redução do imposto para o setor automotivo à concedida aos demais produtos industrializados”.
Redução no IPI é celebrada pela Anfavea
A movimentação pela nova redução do IPI foi comemorada pela Associação das Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). “Foi uma decisão sensata do governo federal, em especial do Ministério da Economia, no sentido de ataque ao Custo Brasil e da busca por uma carga tributária mais compatível com a de outros países produtores de veículos”, declarou Márcio de Lima Leite, presidente da associação.
– Quer entender as expectativas para o setor automotivo? Garanta a sua inscrição no #ABX22 – Automotive Business Experience.
A Anfavea diz que a redução do IPI “terá reflexo positivo no Produto Interno Bruto (PIB), com a redução do custo Brasil e maior segurança jurídica”. A entidade também aposta que a medida deve “ampliar a competitividade da indústria, com menos impostos e aumento da produção”.
Automóveis ficaram de fora em abril
O Governo Federal já havia realizado uma redução no IPI no final de abril. Entretanto, a medida contemplou apenas comerciais leves – picapes, furgões e vans -, além de outros setores da indústria.
Como aconteceu em março, os veículos estocados na rede de concessionários que ainda não foram vendidos poderão ser refaturados com a nova alíquota do IPI.