Ford desenvolve simulador de corrida para PcD

Feito por equipe de esportes virtuais da montadora, equipamento tem controles de acelerador e freio no volante

Natália Scarabotto

Natália Scarabotto

Feito por equipe de esportes virtuais da montadora, equipamento tem controles de acelerador e freio no volante

Imagem de Destaque

Inspirado em seus carros adaptados no mundo real, a Ford desenvolveu o seu primeiro simulador de corrida para pessoas com deficiência (PcDs) ou mobilidade reduzida. O projeto é feito pela divisão de eSports da Ford Espanha.

Os simuladores de corrida utilizados nos esportes eletrônicos (eSports) são de cada vez mais realistas e atraem uma multidão de jogadores de videogame. No ano passado o mercado de eSports arrecadou mais de US$ 180 bilhões, segundo relatório da Newzoo.

Simulador para PcD feito por divisão esportiva da Ford

De olho nesse filão e na diversidade de jogadores, a equipe de eSports da Ford Espanha criou o “Team Fordzilla Ford Adapta”, o primeiro simulador criado e adaptado para PcDs. A peça-chave é o volante com comandos manuais do acelerador, freio e marcha.


– Quer saber mais sobre este assunto? Clique aqui e garanta a sua vaga no #ABX22 – Automotive Business Experience


O simulador foi apresentado por Cisco García, um dos principais tenistas profissionais em cadeira de rodas da Espanha. Em 2015, um acidente de snowboard causou uma lesão na medula espinhal e deixou Garcia paraplégico. 

“Em vez dos pedais, você troca de marcha, acelera e freia no volante. Ele tem um colete que vibra como se estivesse dentro do carro e há também fones com um som brutal”, disse ele. “Você sente que está realmente dentro de um carro de corrida.”