Documentos mostram interesse da marca de carros elétricos em possíveis incentivos para construir gigafábrica
As especulações de que a Tesla vai escolher o Canadá como destino da sua próxima gigafábrica podem estar mais perto de se confirmar. Documentos públicos arquivados em Ontário em julho mostram que a empresa de Elon Musk quer fazer lobby com o governo local, o que aponta o interesse concreto em expandir negócios no país.
As conversas tratam principalmente de melhorar competitividade da província para atrair instalações de fábricas automotivas. Nos documentos divulgados pela imprensa canadense a Tesla quer reformar as permissões e possíveis incentivos em relação a uma instalação de fábrica de ponta em Ontário. No Canadá, é obrigatório as empresas divulgarem lobbys com o governo.
Pelos arquivos, a Tesla tem como objetivo “envolver-se com o governo e suas agências para identificar oportunidades para instalações industriais e/ou de fabricação avançada que permitam reformas com a intenção de aumentar a competitividade de Ontário e sua capacidade de atrair investimentos de capital por meio de estabelecendo prazos de aprovação competitivos com locais de fabricação de alto crescimento na América do Norte, além de trabalhar com o governo para identificar ou alinhar programas de incentivos que possam aumentar ainda mais a atratividade de Ontário para investimentos em fabricação industrial e/ou avançada”.
Tesla no Canadá é sonho antigo de Musk
Um incentivo considerado importante pela Tesla é o rápido licenciamento para conseguir aprovação para a construção da fábrica. A empresa não quer repetir a experiência que teve com a gigafactory em Berlim, que passou um ano com entraves burocráticos.
Patrocínio
Durante a reunião anual de acionistas, na semana passada, o CEO da Tesla já tinha dado a entender que o Canadá poderia ser o próximo destino da montadora. Desde 2019 a empresa faz movimentos para se expandir no Canadá. Em novembro do ano passado, a marca inaugurou sua primeira fábrica em Ontário, onde são feitas peças de bateria para as unidades na Alemanha e no Texas (EUA).