Volkswagen e Mahindra expandem acordo por eletrificação

Grupo alemão vai fornecer componentes da plataforma MEB para novos SUVs da montadora indiana

Redacao AB

Redacao AB

Grupo alemão vai fornecer componentes da plataforma MEB para novos SUVs da montadora indiana

Imagem de Destaque

O Grupo Volkswagen segue firme no seu plano de “exportar” a plataforma MEB para outras empresas. A fabricante alemã estabeleceu uma nova parceria com a Mahindra & Mahindra Ltd. para fornecer componentes de sua arquitetura elétrica e ampliar os acordos de eletrificação entre os dois grupos automotivos.

O termo foi assinado nesta segunda-feira, 15, e prevê o fornecimento de componentes da MEB para a nova a nova plataforma elétrica Inglo, da Mahindra. A previsão é que um milhão de unidades da nova linha de cinco SUVs da marca indiana sejam contemplados com a parceria.

Como pé o acordo de eletrificação entre Volkswagen e Mahindra

Entre os componentes da arquitetura MEB que equiparão os novos utilitários esportivos da linha Born EV, da Mahindra, estão a transmissão elétrica, o sistema de bateria e a célula unificada da Volkswagen. O contrato de fornecimento final entre as partes será concluído até o fim de 2022.

Thomas Schmall, membro do Conselho de Administração do Grupo Volkswagen para Tecnologia e CEO da VW Group Components disse que a parceria com a Mahindra segue os planos globais de eletrificação do grupo alemão. 

“Juntas, Volkswagen e Mahindra podem contribuir significativamente para a eletrificação da Índia, um enorme mercado automotivo com compromissos ambiciosos de proteção climática”, afirmou o ex-presidente da VW do Brasil, reforçando que os planos da marca alemã em transformar a arquitetura elétrica em um negócio estratégico para a empresa. 

“A parceria não apenas demonstra que nosso negócio de plataformas é altamente competitivo, mas também que a MEB está no caminho certo para se tornar uma das principais plataformas abertas para e-mobilidade. Vamos tornar o negócio de plataformas um forte pilar do grupo por meio de economias de escala”, completou Schmall.

Indiana tem planos globais

Rajesh Jejurikar, diretor Executivo dos Setores Automobilístico e Agrícola da Mahindra & Mahindra Ltd., celebrou a parceria com a Volkswagen e salientou que os planos da montadora indiana para eletrificação são globais.

“Nossa plataforma Inglo oferece potencial de crescimento e maior personalização para o desenvolvimento de produtos novos e inovadores, não apenas para a Índia, mas também para os mercados globais”, afirmou o executivo. 


– Quer saber mais sobre este assunto? Clique aqui e garanta a sua vaga no #ABX22 – Automotive Business Experience


A parceria entre VW e Mahindra não deve ficar só na plataforma MEB. As duas empresas não descartaram uma possível aliança estratégica para a Índia, com projetos conjuntos de veículos elétricos, baterias, estações de carregamento e soluções de energia para o ecossistema da mobilidade elétrica.