Grupo alemão vai fornecer componentes da plataforma MEB para novos SUVs da montadora indiana
O Grupo Volkswagen segue firme no seu plano de “exportar” a plataforma MEB para outras empresas. A fabricante alemã estabeleceu uma nova parceria com a Mahindra & Mahindra Ltd. para fornecer componentes de sua arquitetura elétrica e ampliar os acordos de eletrificação entre os dois grupos automotivos.
O termo foi assinado nesta segunda-feira, 15, e prevê o fornecimento de componentes da MEB para a nova a nova plataforma elétrica Inglo, da Mahindra. A previsão é que um milhão de unidades da nova linha de cinco SUVs da marca indiana sejam contemplados com a parceria.
Como pé o acordo de eletrificação entre Volkswagen e Mahindra
Entre os componentes da arquitetura MEB que equiparão os novos utilitários esportivos da linha Born EV, da Mahindra, estão a transmissão elétrica, o sistema de bateria e a célula unificada da Volkswagen. O contrato de fornecimento final entre as partes será concluído até o fim de 2022.
Thomas Schmall, membro do Conselho de Administração do Grupo Volkswagen para Tecnologia e CEO da VW Group Components disse que a parceria com a Mahindra segue os planos globais de eletrificação do grupo alemão.
“Juntas, Volkswagen e Mahindra podem contribuir significativamente para a eletrificação da Índia, um enorme mercado automotivo com compromissos ambiciosos de proteção climática”, afirmou o ex-presidente da VW do Brasil, reforçando que os planos da marca alemã em transformar a arquitetura elétrica em um negócio estratégico para a empresa.
“A parceria não apenas demonstra que nosso negócio de plataformas é altamente competitivo, mas também que a MEB está no caminho certo para se tornar uma das principais plataformas abertas para e-mobilidade. Vamos tornar o negócio de plataformas um forte pilar do grupo por meio de economias de escala”, completou Schmall.
Indiana tem planos globais
Rajesh Jejurikar, diretor Executivo dos Setores Automobilístico e Agrícola da Mahindra & Mahindra Ltd., celebrou a parceria com a Volkswagen e salientou que os planos da montadora indiana para eletrificação são globais.
“Nossa plataforma Inglo oferece potencial de crescimento e maior personalização para o desenvolvimento de produtos novos e inovadores, não apenas para a Índia, mas também para os mercados globais”, afirmou o executivo.
– Quer saber mais sobre este assunto? Clique aqui e garanta a sua vaga no #ABX22 – Automotive Business Experience
A parceria entre VW e Mahindra não deve ficar só na plataforma MEB. As duas empresas não descartaram uma possível aliança estratégica para a Índia, com projetos conjuntos de veículos elétricos, baterias, estações de carregamento e soluções de energia para o ecossistema da mobilidade elétrica.