VW lança up! elétrico na América do Sul e prepara terreno no Brasil

Vendas da versão zero combustão do subcompacto começam no continente pelo Uruguai

Fernando Miragaya

Fernando Miragaya

Vendas da versão zero combustão do subcompacto começam no continente pelo Uruguai

Imagem de Destaque

Antes tarde do que nunca, a Volkswagen deu a largada para sua ofensiva elétrica na América do Sul. A VW acaba de lançar o e-up!, o seu subcompacto elétrico, no Uruguai. O modelo deve chegar ao Brasil entre o fim deste ano e início de 2023.


Todo o ecossistema automotivo e da mobilidade em um só lugar:inscreva-se no #ABX22 – Automotive Business Experience


O up! elétrico lançado no país vizinho é o primeiro modelo totalmente elétrico da marca alemã no continente. Antes, o máximo da eletrificação da VW por aqui havia sido o lançamento de um lote final do Golf GTE, a versão híbrida plug-in da sétima geração do hatch médio, que já estava em processo de fim de vida na Europa. 

Estrutura facilita lançamento do VW up! elétrico no Uruguai

Importado da Alemanha, onde é produzido na fábrica da VW em Zwickau, o e-up! promete autonomia de até 260 km. O pequeno hatch elétrico é movido por um motor com 83 cv de potência e 21,7 kgfm de torque. Segundo a fabricante, o carro precisa de 11,9 segundos para cumprir o 0 a 100 km/h. O desempenho e a autonomia são favorecidos pelo peso de 1.160 kg, baixo para um elétrico.

Além de lançar oficialmente o up! elétrico, a VW também mostrou, mais uma vez, os modelos ID.3 e ID.4. O hatch e o SUV elétricos já foram apresentados no Brasil e serão lançados aqui a partir de 2023.

Os carros elétricos previstos para o mercado brasileiro e o continente fazem parte do plano global da VW, que quer atingir a neutralidade de carbono até 2050. O início pelo Uruguai se dá pelas dimensões do país, que também apresenta uma infraestrutura favorável para EVs no momento.

“Após um ano de rigorosos estudos e testes, iniciamos as vendas do e-up! em um país que tem infraestrutura para garantir o sucesso de nossa estratégia”, disse Thomas Owsianski, vice-presidente de vendas e marketing da VW na região SAM.