Nova marca chinesa de SUVs elétricos chega ao Brasil em 2022

Modelos da Seres têm motores feitos por fabricante de eletrônicos Huawei

Vitor Matsubara

Vitor Matsubara

Modelos da Seres têm motores feitos por fabricante de eletrônicos Huawei

Imagem de Destaque

A Seres Motors escolheu uma feira do setor solar para fazer sua primeira aparição pública no Brasil. A fabricante chinesa participa da Intersolar South America (evento realizado em São Paulo) expondo os modelos SF5 e Seres 3. Os SUVs elétricos estão em testes desde 2021 e devem estrear por aqui até o fim deste ano, quando o grupo que representa a Seres iniciará suas atividades no país.

A expectativa é que as operações da empresa se consolidem em 2023. A marca, inclusive, tem até site oficial. Lá estão algumas informações dos modelos supracitados e do Seres 7, cuja única imagem sugere que se trata de um SUV-cupê.

Além dos automóveis de passeio, a Seres Motors também investirá no segmento de veículos comerciais, o que inclui um caminhão e uma van compacta. Estes são fabricados pela também chinesa Sokon, que controla a marca DFSK. 

SUVs elétricos são os destaques da nova marca chinesa

No caso do SF5, ele é movido por dois motores elétricos produzidos pela Huawei (sim, a fabricante de eletrônicos e smartphones), que entregam 550 cv e 83,6 kgfm de torque instantâneo. Existe ainda um motor a combustão que atua exclusivamente como gerador e entra em ação quando a carga da bateria de 35 kWh fica abaixo de 30%. A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 4,6 segundos e a velocidade máxima é de 210 km/h.


Todo o ecossistema automotivo e da mobilidade em um só lugar:inscreva-se no #ABX22 – Automotive Business Experience


A autonomia no modo 100% elétrico é de 180 km no ciclo NDEC, sendo que, combinando o motor elétrico com o gerador, é possível rodar mais de 1.000 km. Segundo a fabricante, são necessários 36 minutos para carregar de 20% a 80% da capacidade das baterias em uma estação de corrente DC. Caso a recarga seja feita em corrente AC (padrão residencial, de 7 kWh), o tempo estimado é de três horas e meia para passar de 21% a 90%.

Já o Seres 3 usa motor elétrico traseiro de 163 cv e 30,6 kgfm de torque instantâneo. Uma bateria de lítio de 53 kWh alimenta o conjunto e proporciona autonomia de 400 km no ciclo NDEC – ou 300 km pelo ciclo WLTP, que é o padrão utilizado na Europa. O tempo de recarga varia entre 38 minutos (de 20% a 80% em eletroposto de 50 kWh) e pouco mais de sete horas e meia (de 0% a 100% em carregador residencial de 7 kWh). Quanto ao desempenho, a promessa é de aceleração de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e velocidade máxima de 160 km/h.