Ram Classic ataca picapes médias com equipamentos e motor V8

Lançamento será vendido em duas versões e marca prepara expansão da rede ainda em 2022

Vitor Matsubara

Vitor Matsubara

Lançamento será vendido em duas versões e marca prepara expansão da rede ainda em 2022

Imagem de Destaque

A Ram vive a melhor fase de sua história no país. Todos os modelos da marca vendem feito pão quente e têm filas de espera que chegam a quase um ano, mesmo com modelos que custam mais de R$ 400 mil. O bom desempenho abriu os olhos da Stellantis, que enxergou na Ram Classic uma boa oportunidade de trazer novos clientes para a marca sem gastar tanto assim.

A nova “porta de entrada” para a marca de picapes de luxo desembarca no Brasil em duas versões de acabamento e preços competitivos. O alvo? As versões mais caras das picapes médias, com atenção especial para duas delas: Toyota Hilux e Volkswagen Amarok.

V8 compensa design defasado da Ram Classic

Sem definir preços definidos no momento, a Ram Classic é a geração anterior da 1500. Isso fica claro no design, que, embora tenha semelhanças com a atual identidade visual da Ram, não esconde tanto o peso da idade.

A cabine é um pouco mais obsoleta. Várias peças são as mesmas de antigos modelos da Dodge, como o finado Journey. Mesmo assim, a Ram Classic consegue ser atraente.

Patrocínio

A boa notícia é que o motor HEMI V8 de 5,7 litros é o mesmo utilizado na 1500 Rebel. São 400 cv e 56,7 kgfm de torque máximo, associado a uma transmissão automática de oito marchas. Segundo a marca, a picape acelera de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos e chega aos 174 km/h. As médias de consumo informadas pela Ram são de 5,2 km/l na cidade e 6,4 km/l na estrada.

A Ram Classic tem dimensões que fazem jus à tradição da marca. São 5,82 metros de comprimento, 2,02 metros de largura, 1,97 metro de altura e distância entre eixos de 3,75 metros. Embora seja 11 cm mais curta do que a 1500 Rebel, a Classic chega a ser até 50 cm maior do que uma picape média.

Segundo a fabricante, a caçamba tem capacidade volumétrica de 1.424 litros, enquanto a capacidade de reboque é de 3.534 kg. Curiosamente, a capacidade de carga é inferior a 600 kg – ou seja, menos do que em uma Fiat Strada.

Picape média completona

Do México serão trazidas duas versões: primeiro chega a Laramie, seguida pela Laramie Night Edition. Esta segunda se destaca pelos detalhes externos pintados na cor preta, como grade frontal e rodas de liga leve de 20 polegadas, além dos para-choques na mesma tonalidade da carroceria.

Não é só isso que a Ram oferece na Classic. Há seis airbags, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, central multimídia com tela tátil de 8,4 polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay e ar-condicionado automático com duas zonas de temperatura e saídas traseiras.


Faça a sua inscrição no #ABX22 – Automotive Business Experiencemaior evento do setor automotivo


Completam a lista bancos dianteiros com regulagens elétricas, aquecimento e ventilação, chave presencial com partida remota, quadro de instrumentos com tela de TFT colorida de 7 polegadas, controle de velocidade de cruzeiro, estribos laterais fixos, pedais do acelerador e freio com regulagem de distância, sistema de som Alpine com nove alto-falantes, subwoofer de 10” e 506 W de potência, tomada de 110 V no painel e volante de couro com aquecimento.

Meta é crescer

O novo produto será vendido em toda a rede de concessionárias Ram, atualmente composta por 58 pontos de venda. A meta da empresa é fechar 2022 com 75 lojas e há planos para expandir o número de revendas.

Enquanto isso não acontece, um grande evento será realizado no dia 15 de setembro com clientes em potencial, quando os preços da Classic serão revelados. A Ram diz que está preparada para atender a demanda pela nova picape média, uma vez que um “grande volume de unidades a pronta-entrega” está assegurado. 

Para atrair os compradores, a Ram pretende oferecer um plano de revisões bastante competitivo. As três primeiras manutenções (realizadas a cada 12 mil quilômetros rodados ou um ano de uso) serão gratuitas, enquanto as três revisões seguintes poderão ser contratadas antecipadamente.

A garantia da fabricante será de três anos com a possibilidade de adquirir um ou dois anos de cobertura adicional.