Novo Citroën C3 estreia com motor 1.0 de olho em HB20 e Onix

Compacto terá cinco versões e opção de câmbio automático

Vitor Matsubara

Vitor Matsubara

Compacto terá cinco versões e opção de câmbio automático

Imagem de Destaque

A Citroën anunciou na terça-feira, 30, o lançamento do novo C3 no Brasil. O compacto será fabricado em Porto Real (RJ), que abrirá um segundo turno para produzir o modelo. Os preços vão de R$ 68.990 a R$ 93.990.

A plataforma é a mesma CMP utilizada no Peugeot 208, que é feito na Argentina. Segundo a Citroën, o investimento global para o projeto foi superior a R$ 1 bilhão e envolveu um time com mais de 100 engenheiros, que rodaram mais de 1 milhão de quilômetros para concluir o desenvolvimento do produto. Tudo isso faz com que a fabricante deposite todas as suas fichas no sucesso do novo C3.

“Ele é uma parte crucial da estratégia da Citroën para alcançar 4% de participação do mercado brasileiro até 2024 e vai ao encontro dos desejos dos nossos consumidores”, afirmou Vanessa Castanho, vice-presidente da Citroën para a América do Sul.

Novo Citroën C3 tem jeito de SUV

O novo C3 segue a identidade visual da marca francesa – e é prontamente identificado como um Citroën. Na frente, os faróis se integram ao formato da grade horizontal, que traz o ‘duplo chèvron’ característico da empresa. A linha de cintura é alta e o modelo tem linhas robustas, inclusive na traseira.

O hatch compacto tem 3,98 m de comprimento, 1,60 m de altura e 1,73 m de largura e distância entre-eixos de 2,54 m. Pessoalmente, o hatch é bem maior do que parece nas imagens. Pense nele como um carro do porte de um Fiat Argo, para tornar as coisas mais fáceis.

Entre os principais concorrentes, a Citroën aponta Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Volkswagen Gol. A escolha dos modelos não foi feita por acaso, já que o trio está constantemente entre os carros mais vendidos do país.

Patrocínio

A marca francesa ressaltou que o novo C3 é o primeiro hatch do mercado “com atitude SUV”. Por trás do discurso de marketing está o desejo de associar o compacto ao segmento mais querido do público. 

Mas existe certo embasamento no discurso da Citroën. O C3 tem ângulo de entrada de 23º e ângulo de saída de 39º, além de altura livre do solo de 18 cm. Ou seja, mais do que muitos modelos classificados como utilitários esportivos. É justamente por isso que a fabricante revelou que “poderia” ter registrado o novo C3 como um SUV.

Para vários gostos

O novo C3 chega às revendas em cinco versões de acabamento: Live, Live Pack, Feel, Feel Pack e First Edition. Serão duas opções de motorização: 1.0 Firefly (de até 75 cv e 10,7 kgfm) e 1.6 16V EC5 (com até 120 cv e 15,7 kgfm). O compacto será vendido com câmbio manual de cinco marchas em quase toda a gama, com exceção da versão Feel Pack, única com opção de transmissão automática de seis velocidades.

Veja abaixo o conteúdo de cada versão do novo Citroën C3:

Novo Citroën C3 Live 1.0: R$ 68.990
Airbag duplo frontal, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampa, sensor de pressão dos pneus, ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, indicador de trocas de marcha e rodas de aço de 15 polegadas com calotas.

Novo Citroën C3 Live Pack 1.0: R$ 74.990
Todos os itens da versão Live mais central multimídia Citroën Connect com tela de 10” e suporte a Android Auto e Apple Carplay sem fio, entrada USB dianteira, volante multifuncional com comandos do sistema de som e bluetooth, chave com telecomando, banco dianteiro com ajuste de altura e limpador e desembaçador elétrico traseiro.

Novo Citroën C3 Feel 1.0: R$ 78.990
Todos os itens da versão Live Pack mais vidros traseiros elétricos, alarme perimétrico, duas entradas USB traseiras, luzes diurnas de leds, rodas de liga-leve de 15 polegadas, painel interno com faixa azul metálica, barras longitudinais no teto, coluna de direção com regulagem de altura, maçanetas externas na cor da carroceria e grade frontal cromada.

Novo Citroën C3 Feel 1.6 16V: R$ 86.990

Os mesmos itens da versão Feel 1.0, só que com motor 1.6 16V e câmbio manual.

Novo Citroën C3 Feel Pack 1.6 16V AT: R$ 93.990
Todos os itens da versão Feel mais câmbio automático de seis marchas com opção de trocas sequenciais, modo Eco, rodas de liga-leve de 15 polegadas com acabamento diamantado, câmera de ré e volante revestido em couro.

Novo Citroën C3 First Edition 1.0: R$ 83.990
Todos os itens da versão Feel Pack mais faróis de neblina, pintura bitom, barras de teto na cor Alu Shadow, airbumps laterais, tapetes personalizados, molduras dos faróis de neblina e logotipos First Edition nas laterais e tampa do porta-malas.

Novo Citroën C3 First Edition 1.6 16V AT : R$ 97.990
Os mesmos itens da versão First Edition 1.0, só que com motor 1.6 16V e câmbio automático.


Conecte-se com as vozes mais influentes do setor automotivo e da mobilidade: inscreva-se no #ABX22 – Automotive Business Experience


A série First Edition será limitada a 2.000 unidades e poderá ser encomendada com os motores 1.0 ou 1.6. Haverá ainda um lote exclusivo de 100 unidades da versão 1st Edition NFT.

Os clientes que adquirirem o modelo (cuja venda será realizada exclusivamente online) serão presenteados com uma arte em NFT (token não fungível) criada pela artista Naíma Almeida. Cada consumidor poderá customizar sua arte a partir de um site, sendo que a obra será entregue ao cliente na forma de carteira digital, como uma NFT com valor monetário atrelado, e também na forma física em uma moldura de acrílico.

Custos competitivos

Talvez ciente da necessidade de trabalhar o pós-venda (que era alvo de críticas por parte dos clientes na era pré-Stellantis), a Citroën anunciou uma série de medidas nesta área para o novo C3.

A meta da empresa é fechar o ano de 2022 com mais de 180 concessionários espalhados pelo Brasil.

“Assim teremos 80% de cobertura territorial, reforçando nosso respeito com o cliente antes, durante e após a compra”, declarou André Montalvão, vice-presidente comercial da Citroën.

O hatch contará com mais de 50 acessórios homologados, incluindo frisos laterais, embelezadores de faróis de neblina e rodas de liga-leve com diferentes opções de cores.

A fabricante elaborou dois pacotes com acessórios mais buscados: o Protection (protetor de cárter e frisos laterais) e o Comfort (câmera e sensor de ré). Eles podem ser instalados no C3 em dois momentos: na própria linha de montagem (em uma ala dentro da própria fábrica batizada de ‘miniusina’) ou nas concessionárias, caso o cliente decida adquiri-los após a compra do carro.

O novo C3 também terá as revisões com preço fixo mais acessíveis do segmento. Nas versões 1.0, as três primeiras manutenções saem por R$ 1.436, enquanto nos modelos 1.6 o valor é de R$ 1.579. A Citroën afirma que o custo de reparabilidade pode ser até 41% mais acessível do que seus principais rivais. o kit de reparo de colisão, enquanto a cesta de peças padrão custa até 24% menos dentro do segmento.