Renault vai lançar três carros elétricos no Brasil em 2023

Companhia vai vender no Brasil Megane E-tech, Kangoo E-tech e um furgão elétrico

Natália Scarabotto

Natália Scarabotto

Companhia vai vender no Brasil Megane E-tech, Kangoo E-tech e um furgão elétrico

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O presidente da Renault do Brasil, Ricardo Gondo, anunciou a chegada de três novos veículos elétricos para 2023. As novidades incluem o Megane E-tech e os furgões elétricos Kangoo e Master. O anúncio foi feito na segunda-feira, 5, durante o E-Tech 100% electric days, evento que a marca promove na Oca do Parque Ibirapuera, em São Paulo.

“Confirmamos a chegada de três novos modelos para o segundo semestre de 2023”, disse o executivo.

“O Megane E-tech é o primeiro veiculo a ser comercializado na segunda fase da nossa estrategia Renaulution e vai mudar a forma como vocês vêem a Renault no Brasil”, prometeu Ricardo Gondo.

Os três modelos darão sequência ao primeiro passo da estratégia de eletrificação da marca, dado com o início das vendas do Kwid E-tech, que chegou em abril como o carro elétrico mais barato do Brasil. Segundo a Renault, o modelo tem sido um sucesso de vendas, com demanda intensa do consumidor final, não apenas de frotistas.

Como são os novos elétricos da Renault

O Megane E-tech tem autonomia de 400 km, 220cv de potência e 160kWh e 30,6 kgfm de torque, o que permite acelerar de 0 a 100 em 7 segundos, segundo medições da fabricante . “Com 8 minutos de recarga em um carregador rápido, o carro alcança autonomia de 100 km, o que permite quase ir de São Paulo ao Rio com uma pequena parada”, disse o vice-presidente comercial da Renaut, Bruno Hohmann. 

Na Europa, o Megane é sucesso com mais de 30 mil unidades vendidas. O veículo é feito com 27 kg de plástico reciclado no interior, como a estrutura do painel. No fim do ciclo de vida, 95% do veículo poderá ser reciclado. O Megane é ainda o primeiro veículo feito na plataforma elétrica dedicada CMF-EV. “Com essa plataforma, conseguimos avançar em toda a parte do sistema de resfriamento, mais espaço interno e no porta-malas”, explicou Hohmann.

Já o Kangoo E-tech promete autonomia de até 800 km e pode ser abastecido o suficiente para rodar 100 km em 40 minutos em carregador rápido. O veículo tem opção sem coluna B, que permite mais espaço interno para cargas. Enquanto isso, o furgão Master E-tech é ideal para a última milha das entregas, aponta a Renault, de olho na busca das empresas por adequação à agenda ESG (de meio ambiente, sustentabilidade e inovação) por meio do transporte de baixo carbono.

Chegam as primeiras unidades do Kwid E-tech

A Renault anunciou também que na segunda-feira, 5, chegam ao Brasil as 750 primeiras unidades do Renault Kwid E-tech, que começou a ser vendido no primeiro semestre. Estão previstos mais 800 carros até o final do ano. O modelo tem 298 km de autonomia e pode ser abastecido em qualquer tomada doméstica ou eletroposto.

Segundo uma pesquisa feita pela Renault com 150 compradores do Kwid na pré-venda, o público-alvo são pessoas com renda mensal entre R$ 10 mil a 20 mil, que buscam um veículo econômico como segunda ou terceira opção de carro para a família. Para eles, ter um veículo elétrico compensa, já que 60% possui geração de energia solar dentro de casa. A montadora visa popularizar a mobilidade elétrica com o Kwid, o elétrico mais barato do mercado – ainda que esteja longe de ser acessível à maior parte da população, já que a tabela é de R$ 142.990. 

“Teremos 150 unidades do Kwid disponíveis para test-drive em todo o Brasil”, disse Hohmann. “Queremos que a primeira experiência do brasileiro com carros elétricos seja dirigir o Kwid E-tech”