Artesãs da ONG Grupo Primavera transformarão os tecidos usados na comunicação do evento em bonecas de pano
“É um desafio fazer com que mais eventos desse porte queiram dar este passo em direção às práticas sustentáveis”, apontou, durante o Automotive Business Experience – #ABX22, o executivo Raffaele Cecere. No entanto, graças à TES Ecoeficiente, uma das empresas do Grupo R1, do qual Cecere é CEO, o maior encontro de negócios de setor automotivo e da mobilidade pode caminhar na direção correta.
A TES foi a grande responsável pela cenografia do #ABX22. Todas as comunicações do evento, das pequenas às grandes metragens, foram feitas em tecido tensionado impresso. Esse material, em vez de descartado, será reutilizado. Os demais materias serão devidamente reciclados.
De acordo com Cecere, A TES se preocupa ainda em agir como uma companhia agente de transformação. Por isso, os tecidos utilizados em eventos como o #ABX22 são reciclados pelo Grupo Primavera. A entidade “recebe crianças, adolescentes e jovens do entorno do Jardim São Marcos, em Campinas (SP)” e realiza “programas de educação complementar, cultural e profissional”.
Parte do material reciclado pelo Grupo Primavera é reutilizado em outras cenografias. No entanto, boa parte dos tecidos acaba sendo aplicado em bonecas produzidas pelas artesãs da entidade.
– Todo o conteúdo do #ABX22 estará disponível para apreciação a partir do dia 15/09, na área logada do site oficial do evento
“100% dos tecidos são doados para a ONG. Junto com o Grupo Primavera, criamos um ateliê no qual esse tecido vira ou preenchimento de bonecas de pano ou o próprio figurino dessas bonecas. Este é um dos maiores programas de sustentabilidade voltado para eventos e ficamos muito felizes em poder trazer essa novidade para o Automotive Business Experience, uma referência no segmento”, elaborou Raffaele Cecere. O resultado final do trabalho das artesãs, mostrado pelo executivo em #ABX22, acaba sendo utilizado por professores em atividades culturais que envolvem as crianças.
“Nós, de Automotive Business, sempre tivemos essa preocupação com descarte de materiais. Quando conversamos [com o Grupo R1], eles nos trouxeram uma solução muito interessante, que casava perfeitamente com nossa agenda, com nossas boas práticas de sustentabilidade”, explicou Paula Braga, CEO de Automotive Business. “É importante dizer também que, além disso, a empresa é referência na área e seu trabalho de cenografia impactou positivamente a todas e a todos os participantes do #ABX22”, completou.