Executivo já foi vice-presidente de compras da companhia na região e sucederá Pablo Di Si
Texto atualizado na terça-feira, 13/9, com informações divulgadas pela Volkswagen.
A Volkswagen já definiu o executivo responsável por liderar a empresa para a região América do Sul: Alexander Seitz foi confirmado como chairman executivo para a região nos próximos dias e vai assumir a posição em outubro. Ele sucederá Pablo Di Si, que comandou a operação local da companhia nos últimos cinco anos e agora passa a ser CEO do grupo na América do Norte.
Na posição, Seitz terá responsabilidade pelas operações da companhia em 29 países, incluindo Brasil, Argentina e países da América do Sul e Central. O executivo é alemão, tem 60 anos e fala português. Ele já é conhecido de funcionários e, principalmente, fornecedores da montadora no Brasil. Entre 2008 e 2013, foi vice-presidente de compras da Volkswagen no país e promoveu uma série de ajustes, elevou a demanda por qualidade e o patamar de exigência com os fornecedores. Antes disso, trabalhou no departamento de finanças e controladoria da Mercedes-Benz no Brasil.
A experiência de Seitz em países emergentes inclui também a China. O executivo foi vice-presidente da SAIC Volkswagen Automotive, joint venture entre a companhia e o governo do país asiático. Em 2017, foi nomeado membro do conselho de administração da Audi e, depois, da marca Volkswagen, com responsabilidade por finanças e controladoria.
Mudança relevante
A troca de gestão da companhia na região pode representar uma mudança importante na forma como a Volkswagen tem conduzido seu relacionamento com consumidores, formadores de opinião, concessionários e fornecedores.
O argentino Pablo Di Si ficou conhecido pela postura aberta e por se posicionar sobre os rumos da marca mesmo em situações desafiadoras, como o início da pandemia no Brasil. À frente da empresa, foi responsável por ampla transformação cultura para a chamada “nova Volkswagen”. Em passagem anterior pelo Brasil, Seitz mostrou ter perfil mais focado em processos e no rigor financeiro da organização.
Enquanto o executivo alemão terá responsabilidade por toda a América Latina, Ciro Possobom segue com a liderança da empresa no Brasil como COO da operação local.