Como a agenda ESG avança no setor automotivo? Veja pesquisa inédita

Apesar de 94% dos profissionais do setor acreditarem que ESG será uma pauta com influência definitiva nos negócios, apenas a minoria das empresas têm estratégia madura para o tema

Natália Scarabotto

Natália Scarabotto

Apesar de 94% dos profissionais do setor acreditarem que ESG será uma pauta com influência definitiva nos negócios, apenas a minoria das empresas têm estratégia madura para o tema

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A agenda ESG (de governança ambiental, social e corporativa) ganha cada vez mais relevância no mundo corporativo, incluindo no setor automotivo e da mobilidade. Ainda assim, apenas 43% das empresas do segmento têm uma agenda definida, com objetivos estratégicos e metas, sendo que somente 30% têm orçamento dedicado ao tema.

Os dados são do levantamento inédito ESG no Setor Automotivo, realizada por Automotive Business e apresentado pela primeira vez durante o #ABX22 – Automotive Business Experience, que aconteceu em São Paulo no dia 8 de setembro.

A pesquisa foi respondida por 473 profissionais do setor automotivo, sendo a maior parte de cargos de média e alta liderança de grandes empresas (com faturamento anual acima de R$ 300 milhões) da indústria de autopeças, montadoras de veículos leves e pesados, fornecedoras de tecnologia, concessionárias etc.

Apesar de 94% afirmarem que ESG será uma pauta com influência definitiva nos negócios a partir de agora – com risco para a estabilidade das empresas e problemas de imagem, 30% das organizações iniciaram os debates sobre agenda ESG, mas não têm ações consistentes e 25% não têm nenhuma ação ou não dominam o conceito.

Para o setor, as pautas mais urgentes dentro do escopo de ESG: diversidade e inclusão, assegurar a ética e o compliance na organização, redução da pegada de carbono e economia circular.

Confira os principais resultados do levantamento: