SUV elétrico de 564 cv deve ser lançado por aqui apenas em 2024
A Chevrolet apresentou na terça-feira, 19, os detalhes do novo Blazer. Bem diferente do homônimo vendido por aqui entre 1995 e 2010, o carro será um dos modelos elértricos oferecidos pela empresa no Brasil. Seu lançamento deve acontecer em 2024.
O design esportivo é um dos chamarizes do novo Blazer EV – a sigla faz referência a “Electric Vehicle” (ou “veículo elétrico, em bom português) e acompanha todos os modelos elétricos da Chevrolet.
Blazer com cara de Camaro
As linhas são diferentes de tudo que existe na gama atual de produtos da empresa. Na frente, faróis e grade formam um único conjunto de LEDs, posicionado acima da “grade” dianteira – que é fechada por se tratar de um veículo movido a eletricidade. Um detalhe charmoso é que os faróis indicam o nível de carga das baterias durante o carregamento: eles fazem uma iluminação sequencial, que aumenta de velocidade e intensidade conforme a recarga se aproxima do fim.
Outros elementos, como a curvatura bem sinuosa do teto e as rodas grandes, reforçam a inspiração nos modelos esportivos da Chevrolet, como os icônicos Camaro e Corvette.
Na cabine, destaque para uma enorme tela tátil de 17,7 polegadas, que fica ao lado de uma tela de 11 polegadas que faz as vezes de quadro de instrumentos. Chama atenção a ausência de botões físicos, além das grandes saídas de ar-condicionado circulares em posição mais baixa – como acontece no Camaro.
Mais de 560 cv e de 500 km de autonomia
Infelizmente, a Chevrolet não liberou todas as informações técnicas do Blazer EV. Por ora, sabe-se que a versão SS terá 564 cv e torque instantâneo de 89,6 kgfm. Caso o motorista ative um modo de condução chamado WOW (de Wide Open Watts), o SUV será capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos.
Quanto à autonomia, a fabricante divulga até 515 km na versão SS sem a necessidade de recarga. Nas configurações 2LT e SS, os números informados foram de 471 km e 467 km, respectivamente. A menor autonomia é da versão 1LT, que pode rodar até 397 km com uma única carga.
Caso utilize um carregador rápido de até 190 kW, o Blazer EV poderia recuperar até 125 km de autonomia em 10 minutos, dependendo da versão, aponta a empresa.
Dirigir sem as mãos
O Blazer EV será o primeiro carro da Chevrolet a oferecer o sistema Super Cruise de condução inteiramente autônoma. Com isso, o condutor pode tirar as mãos do volante enquanto o veículo é dirigido sem a intervenção humana – como acontece no famoso Autopilot da Tesla. O funcionamento, porém, será limitado a algumas vias dos Estados Unidos e Canadá mediante o pagamento de uma mensalidade.
A versão SS sairá de fábrica com tração integral, enquanto as variações 1LT e 2LT virão com tração dianteira. A configuração 2LT, porém, pode receber o sistema integral como opcional. Quem optar pela versão RS poderá escolher entre tração dianteira ou traseira de série, ou integral por um custo extra.
O SUV será comercializado no seu país de origem em quatro versões de acabamento: LT, 2LT, RS e SS. Os preços variam entre US$ 44.995 e US$ 65.995 – ou algo em torno de R$ 243.769 a R$ 357.541.
As versões LT e RS chegam às revendas dos EUA no último trimestre do ano, enquanto a SS (que deve ser a escolhida para o mercado brasileiro) estreia em 2023. Já a 1LT será lançada apenas no início de 2024.