Sem componentes, VW dará férias coletivas em Taubaté

Medida será aplicada em um turno da fábrica paulista e impactará cerca de 800 funcionários

Fernando Miragaya

Fernando Miragaya

Medida será aplicada em um turno da fábrica paulista e impactará cerca de 800 funcionários

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Parece até filme da “Sessão da Tarde”. Mais uma vez a falta de componentes obriga a Volkswagen a interromper uma linha de montagem no país. Desta vez é a unidade de Taubaté (SP) da montadora alemã, que terá um turno suspenso e concederá férias coletivas para cerca de 800 funcionários entre 8 e 26 de agosto.

As informações partiram do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté (Sindmetau). Segundo a entidade, a montadora protocolou o aviso de férias nesta sexta, 22, e alegou falta de componentes, principalmente semicondutores. Além disso, a empresa também comunicou que no próximo dia 29 de julho a fábrica estará em shutdown.

VW confirma férias coletivas em Taubaté

Em comunicado, a montadora confirma o plano. “A Volkswagen do Brasil informa que protocolou junto às entidades férias coletivas de 20 dias para os colaboradores da fábrica de Taubaté/SP, a partir de 8/8/22, em razão da falta de semicondutores.”


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A falta de componentes tem afetado a operação de várias montadoras no país e no mundo. Na Volks, as férias coletivas em Taubaté (SP) compõem uma rotina de paralisações de linhas, redução de produção e suspensões de turnos. Recentemente, a VW determinou a diminuição na produção em São Bernardo do Campo (SP), que também já tinha tido aviso de férias coletivas, além de outras interrupções nas atividades industriais.

Unidade prepara novos carros

Em Taubaté, o Sindmetau ressalta que existe um acordo coletivo que garante estabilidade nos empregos até 2025. A unidade produz atualmente os veículos Gol e Voyage, mas já se prepara para fazer novos produtos.

Dentro do pacote de investimentos de R$ 7 bilhões previsto pela montadora para América Latina até 2026, a fábrica do interior paulista vai produzir o novo Polo Track, futuro carro de entrada da marca alemã no Brasil, a partir de 2023. O modelo sucederá ao Gol, que sairá de linha em breve juntamente com o Voyage para abrir espaço para a produção de uma nova gama de crossovers compactos, feitos sobre a platafforma MQB e com previsão de lançamento até 2025.