ZF produz nova geração de módulos de airbag em Limeira

Dispositivo faz acionamento de um maior número de bolsas e armazena dados da colisão

Bruno de Oliveira

Bruno de Oliveira

Dispositivo faz acionamento de um maior número de bolsas e armazena dados da colisão

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A ZF iniciou na fábrica que mantém em Limeira (SP) a produção de uma nova geração de módulos de controle de airbag para veículos leves, as chamadas ACUs, para o mercado OEM. Segundo Plínio Casante, gerente sênior de engenharia de eletrônicos da companhia, a nova versão do componente chega para acompanhar a evolução tecnológica dos veículos em termos de segurança.

“Há uma demanda hoje muito maior por airbags nos veículos, e para isso desenvolvemos uma ACU que consegue gerenciar um maior volume de acionamentos de airbags”, explicou Casante, com exclusividade à AB, na segunda-feira, 11. “Será maior o número de airbags nos veículos afora os instalados no volante e no painel frontal.”

A ZF produz módulos de controle de airbag em Limeira desde 2013, em uma operação que surgiu junto com a regulamentação que estabeleceu a obrigatoriedade dos componentes de segurança nos veículos produzidos no país. Para produzir esta nova geração, a empresa promoveu algumas mudanças na área de montagem final do dispositivo.


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Segundo dados da companhia, já foram produzidos 6 milhões de módulos em Limeira até dezembro de 2021. Deste total, 3,3 milhões de unidades correspondem àqueles aplicados no acionamento de airbag.

Novo módulo de controle de airbag da ZF tem conexão com o sistema ADAS

Afora a maior capacidade de gerenciamento de airbags, o novo módulo produzido no interior de São Paulo tem outra nova funcionalidade, no caso, armazenamento de dados relativos ao momento do acionamento do airbag, como velocidade pré-crash e nível de aceleração. Os dados, segundo Casante, são úteis para processos de perícia por parte das seguradoras, por exemplo.

O equipamento também é compatível com a interface do sistema avançado de assistência ao motorista, também conhecido na sigla em inglês como ADAS, presente já em alguns modelos a venda no Brasil,tal qual o recém-lançado Fiat Fastback. De acordo com Gustavo Ducatti, diretor de engenharia de eletrônicos da ZF, a conexão poder proporcionar acionamentos de airbag mais rápidos.

“Uma vez conectado ao ADAS, o ACU poderá criar uma condição preditiva que poderá acionar de forma autônoma o airbag, uma vez constatada pelo sistema uma condição de colisão iminente”, contou o executivo. “Mas isso ainda é uma tecnologia para o futuro, ainda está em desenvolvimento”, completou.

Ducatti informou, ainda, que é possível que a ZF passe a produzir em Limeira módulos de airbag para veículos pesados. A incorporação da Wabco poderá viabilizar essa operação.