Crescimento da linha vocacional faz Volvo aumentar projeções para vendas de caminhões em 2024

Para montadora, setores como canavieiro e da indústria compensaram queda da demanda do agronegócio

Fernando Miragaya

Fernando Miragaya

Para montadora, setores como canavieiro e da indústria compensaram queda da demanda do agronegócio

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O comportamento distinto e inesperado de dois segmentos importantes do mercado de caminhões fizeram a Volvo rever discretamente suas projeções para 2024. A fabricante sueca estima volume 16% maior que a soma de 2023.

Segundo Alcides Cavalcanti, diretor executivo da Volvo Caminhões, a estimativa da montadora agora aponta para 100 mil unidades. As projeções da empresa no começo do ano eram de evolução de 10% a 15%.


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O otimismo se dá pelo crescimento das vendas da linha vocacional. Puxada principalmente por setores como canavieiro, sucroalcooleiro, de mineração, construção e indústria.

Durante a Fenatran 2024, que começou nesta segunda, 4, e vai até sexta, 8, a Volvo inclusive destacou as boas vendas das linhas FMX Max e VMX Max. E também o FMX Max 6×6, com capacidade para até 250 toneladas e com 55 metros de comprimento, que já atende as operações da Suzano no transporte de madeira de reflorestamento.

Este comportamento do mercado que, de certa forma, compensou a queda no segmento do agronegócio, que teve recuo de aproximadamente 20% no primeiro semestre. Para Cavalcanti, além de fatores naturais, o preço das commodities também influenciou nos números do segmento.

“O setor agro esperou para vender seus produtos e segurou as compras, mas já vemos uma reação agora em julho e agosto. Já a demanda da indústria surpreendeu”, explica o executivo

Ele diz que há previsão de uma boa recuperação das compras do agronegócio no ano que vem. “A perspectiva é de uma safra recorde em 2025”.

Volvo mostra caminhões “total flex” na Fenatran

Durante a Fenatran a Volvo também apresentou a opção “total flex” da gama FH.O B100 aceita qualquer proporção de biodiesel – hoje, o índice é de 14% e, em março 2025, sobe para 15%, podendo chegar a 25% até o fim da década.

O motor foi adaptado na fábrica da Volvo em Curitiba (PR). Hoje, 80 unidades do FH B100 flex já estão em operação no país. Porém, a comercialização do caminhão está condicionada a uma análise prévia da engenharia da montadora.

De acordo com a Volvo, o B100 pode resultar em uma redução de 70% a 90% nas emissões de CO2 em comparação com os motores “convencionais” da linha. Isso com 100% biodiesel no tanque.

Volvo sopra velinhas da linha FH

Por falar em FH, a Volvo também aproveitou a feira de transporte para celebrar três décadas da linha no Brasil para apresentar uma série especial do modelo. A edição 30 anos é limitada a 60 unidades: 30 na configuração 6×2 com motor de 500 cv e 30 do 6×4, com 540 cv. 

Além de pintura exclusiva, o FH 30 anos é cheio das bossas tecnológicas. É equipado com o pacote I-See com itens de auxílio à condução que informa ao motorista dados da topografia da estrada, antecipa curvas e rotatórias e faz leitura de placas. A série especial também tem retrovisores digitais que reproduzem as imagens de câmeras. Todas as unidades já foram negociadas.