Na esteira do biogás, Iveco investirá R$ 510 milhões até 2028

Aporte será aplicado no desenvolvimento local de veículos que utilizam biocombustível

Bruno de Oliveira

Bruno de Oliveira

Aporte será aplicado no desenvolvimento local de veículos que utilizam biocombustível

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A Iveco vai investir R$ 510 milhões na América Latina para o desenvolvimento de novos produtos para o mercado regional. O ciclo do aporte iniciou neste ano e vai até 2028.

De acordo com Marcio Querichelli, presidente da companhia no continente, os recursos serão aplicados principalmente em uma oferta de veículos movidos a biocombustíveis e, também, serviços.


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Assim como Scania e Volkswagen Caminhões (VWCO), a Iveco defende há algum tempo a bandeira do biogás no contexto da descarbonização de frotas.

E será exatamente nesse campo que a montadora vai aportar a maior parcela do investimento anunciado, disse Querichelli na segunda-feira, 4, durante a Fenatran.

“A empresa ainda prefere falar muito mais sobre a aplicação do gás do que sobre eletrificação”, contou o executivo na oportunidade.

Um dos lançamentos da montadora na feira, inclusive, foi um modelo pesado S-Way movido a gás. A versão apresentada tem 700 km de autonomia com os tanques cheios. A versão anterior tinha 550 km.

A respeito de 2025, a companhia projeta um mercado com crescimento em torno de 3%, o mesmo patamar que a sua fornecedora de motor FPT – e irmã dentro do Iveco Group – projetou para o ano que vem.

“O PIB não vai crescer tanto na nossa visão. E também tem outras questões que influenciam o mercado, como taxa de juros, a nova presidência do banco central”, comentou Querichelli.

O executivo informou, ainda, que o investimento não será utilizado para melhorias na fábrica de Sete Lagoas (MG), nem em desenvolvimento de uma nova cabine para os caminhões da oferta local.

O que indica que a atual família de cabines tem ainda muito chão para rodar, ainda que, na Europa, a Iveco já esteja vendendo caminhões com uma nova cabine – desenvolvida em parceria com a Ford.

Hoje, a fábrica de Sete Lagoas opera em três turnos na unidade de cabines. As linhas de montagem de caminhões e da Daily, operam em jornada dupla.