Vendas de veículos caem em fevereiro e têm alta no bimestre sobre base fraca

Balanço do mês da Fenabrave mostra boa média diária de emplacamentos, beneficiada pelo número menor de dias úteis

Fernando Miragaya

Fernando Miragaya

Balanço do mês da Fenabrave mostra boa média diária de emplacamentos, beneficiada pelo número menor de dias úteis

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Fevereiro sempre é meio dramático para o mercado automotivo. Com menos dias e geralmente com o Carnaval para arrefecer o movimento nas concessionárias, o volume de vendas de veículos costuma ser menor ou ter crescimento tímido. Não foi diferente em 2023.

Segundo balanço da Fenabrave publicado na quinta, 2, foram quase 120 mil unidades de automóveis e comerciais leves emplacados em fevereiro. O volume é 2,6% menor que o registrado em fevereiro do ano passado. E, naturalmente, 8% inferior a janeiro de 2023 devido ao menor número de dias.

Bons números nas vendas diárias de veículos, porém…

A boa notícia está no acumulado do ano. Apesar da queda interanual registrada em fevereiro, as mais de 250 mil unidades vendidas no primeiro bimestre representam alta de 4,4% no comparativo com o mesmo período de 2022 – porém, sobre uma base fraca.

A Fenabrave celebrou as vendas diárias de veículos em fevereiro (12.801 unidades). O desempenho comercial representa alta de 11,1% sobre o mesmo mês de 2022 – claro, beneficiado pelos quatro dias úteis a menos. No acumulado do ano, os emplacamentos diários já mostram evolução de 14,2%. 

“Tivemos apenas 18 dias úteis em fevereiro e a elevação sobre o ano anterior está muito relacionada ao auge da crise de falta de produtos que atingiu o setor automotivo, principalmente nos anos de 2021 e 2022”, analisa José Maurício Andreta Júnior, presidente da Fenabrave.

Onix assume a liderança de vez

Conforme Automotive Business antecipou na quarta, 1, entre os veículos mais emplacados a Fiat Strada desponta mais uma vez. Porém, o Chevrolet Onix, que já foi o mais vendido do país por cinco anos seguidos, retomou de vez a ponta entre os carros de passeio.

O hatch compacto da General Motors, que já tiha sido o líder do segmento em janeiro, confirmou a primeira posição em fevereiro. No acumulado do bimestre, já soma 13.246 unidades. Disputa acirrada com a Strada paraver qual vai ser o veículo mais vendido do país.

Os carros de passeio mais vendidos do país em 2023

  • 1º Chevrolet Onix:13.246
  • 2º Chevrolet Onix Plus: 11.289
  • 3º Hyundai Creta: 9.575
  • 4º Chevrolet Tracker: 9.065
  • 5º Fiat Argo: 8.817
  • 6º Volkswagen T-Cross: 8.748
  • 7º Jeep Compass: 8.569
  • 8º Fiat Mobi : 8.282
  • 9º Hyundai HB20: 7.832
  • 10º Renault Kwid: 7.134

Os comerciais leves mais vendidos do país em 2023

  • 1º Fiat Strada: 13.837
  • 2º Fiat Toro: 6.472
  • 3º Toyota Hilux: 6.249
  • 4º Volkswagen Saveiro: 4.806
  • 5º Chevrolet S10: 3.551
  • 6º Fiat Fiorino: 2.214
  • 7º Ford Ranger: 2.002
  • 8º Mitsubishi L200: 1.570
  • 9º Renault Oroch: 1.434
  • 10º Renault Master: 1.146

Acumulado de janeiro e fevereiro de 2023 – Fonte: Fenabrave

Motos puxam vendas de veículos gerais

O volume de vendas de veículos no geral traz números mais animadores. Muito graças ao segmento de duas rodas. Na soma de  carros, comerciais, caminhões, ônibus, motos e implementos, os emplacamentos de fevereiro chegaram a mais de 245 mil unidades, 10,4% superior ao registrado no segundo mês de 2022.

No primeiro bimestre deste mercado geral, as vendas de veículos acumulam 513.652 emplacamentos, 13,4% a mais que janeiro-fevereiro de 2022. 

Só as motocicletas tiveram mais de 100 mil unidades entregues em fevereiro, crescimento de 34% na comparação com fevereiro de 2022. No acumulado de 2023, são 211 mil unidades, evolução de 28%. 

A Fenabrave considera os resultados positivos diante de um cenário ainda problemático. A federação cita a alta taxa de juros e a sazonalidade de início de ano como “desafios”.

“Praticamente, todos os segmentos registram alta no acumulado do bimestre em relação a 2022, com destaque para o mercado de motocicletas”, conclui Andreta Jr.