Utilitário esportivo levou nota máxima do órgão, mesmo com ocorrência de incêndio após impacto
O Latin NCAP (Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e o Caribe) deu cinco estrelas, nota máxima, ao Chevrolet Tracker em seus testes de segurança. Produzido no Brasil e na Argentina, o SUV compacto sai de fábrica com seis airbags e controles de estabilidade e de tração.
De acordo com os critérios de avaliação do órgão, o modelo obteve nota de 91,07% na proteção a ocupantes adultos, 91,84% no caso dos ocupantes infantis, 54,14% na proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 83,18% em assistência à segurança.
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O modelo foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, impacto traseiro (whiplash), proteção de pedestres, frenagem autônoma de emergência (AEB) urbana e interurbana, Assistentes à velocidade, Detecção de Ponto Cego (BSD) e Controle Eletrônico de Estabilidade.
Segurança do Chevrolet Tracker: Fogo após impacto
Apesar das boas notas nos testes de segurança, o Chevrolet Tracker registrou uma ocorrência de incêndio após o teste de impacto lateral contra um poste. O fogo surgiu do lado oposto ao do impacto, na área do pré-tensionador do cinto de segurança. Outro problema apontado pelo Latin NCAP foi a dificuldade de soltar o cinto após o impacto.
O órgão afirma que “o fabricante foi notificado do incidente (…), descobriu uma não-conformidade e emitiu um recall de segurança em abril de 2022 para todos os mercados afetados”. Na ocasião, a GM convocou 79.730 unidades do Tracker, fabricadas entre 2020 e 2022, para a instalação de uma proteção no isolador acústico do carpete e nos pré-tensionadores do cinto de segurança próximo à região inferior da coluna B.
“Fagulhas geradas durante o funcionamento dos pré-tensionadores podem atingir o isolador acústico do carpete e causar incêndio”, afirmou a empresa em comunicado.
Por fim, o Latin NCAP emitiu uma declaração genérica ao afirmar que “embora a decisão do fabricante não esteja de acordo com a recomendação, o Latin NCAP reconhece que é responsabilidade do fabricante resolver este incidente”.