Chevrolet Tracker recebe cinco estrelas no Latin NCAP

Utilitário esportivo levou nota máxima do órgão, mesmo com ocorrência de incêndio após impacto

Vitor Matsubara

Vitor Matsubara

Utilitário esportivo levou nota máxima do órgão, mesmo com ocorrência de incêndio após impacto

Imagem de Destaque

O Latin NCAP (Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e o Caribe) deu cinco estrelas, nota máxima, ao Chevrolet Tracker em seus testes de segurança. Produzido no Brasil e na Argentina, o SUV compacto sai de fábrica com seis airbags e controles de estabilidade e de tração.

De acordo com os critérios de avaliação do órgão, o modelo obteve nota de 91,07% na proteção a ocupantes adultos, 91,84% no caso dos ocupantes infantis, 54,14% na proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 83,18% em assistência à segurança.


LEIA TAMBÉM:

– Fiat Strada ganha apenas uma estrela em avaliação de segurança


O modelo foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, impacto traseiro (whiplash), proteção de pedestres, frenagem autônoma de emergência (AEB) urbana e interurbana, Assistentes à velocidade, Detecção de Ponto Cego (BSD) e Controle Eletrônico de Estabilidade.

Segurança do Chevrolet Tracker: Fogo após impacto

Apesar das boas notas nos testes de segurança, o Chevrolet Tracker registrou uma ocorrência de incêndio após o teste de impacto lateral contra um poste. O fogo surgiu do lado oposto ao do impacto, na área do pré-tensionador do cinto de segurança. Outro problema apontado pelo Latin NCAP foi a dificuldade de soltar o cinto após o impacto.

O órgão afirma que “o fabricante foi notificado do incidente (…), descobriu uma não-conformidade e emitiu um recall de segurança em abril de 2022 para todos os mercados afetados”. Na ocasião, a GM convocou 79.730 unidades do Tracker, fabricadas entre 2020 e 2022, para a instalação de uma proteção no isolador acústico do carpete e nos pré-tensionadores do cinto de segurança próximo à região inferior da coluna B.

“Fagulhas geradas durante o funcionamento dos pré-tensionadores podem atingir o isolador acústico do carpete e causar incêndio”, afirmou a empresa em comunicado.

Por fim, o Latin NCAP emitiu uma declaração genérica ao afirmar que “embora a decisão do fabricante não esteja de acordo com a recomendação, o Latin NCAP reconhece que é responsabilidade do fabricante resolver este incidente”.