Táxi autônomo da Waymo usará plataforma da Geely

Veículo da subsidiária da Alphabet rodará em uma versão adaptada da arquitetura SEA, já presente em modelos de Zeekr e Volvo

Redação AB

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Veículo da subsidiária da Alphabet rodará em uma versão adaptada da arquitetura SEA, já presente em modelos de Zeekr e Volvo

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A fabricante norte-americana de veículos autônomos Waymo anunciou que fará o seu primeiro táxi autônomo sobre a nova plataforma SEA-M, da Geely. A arquitetura é uma versão adaptada do sistema criado pela fabricante e que já foi utilizada por Zeekr e Smart e servirá de base para um futuro SUV de entrada da Volvo.

Todas as marcas, vale ressaltar, pertencem ao grupo chinês. A Waymo, por sua vez, é uma subsidiária da Alphabet, que também é dona da Google.

A plataforma original, SEA, foi modificada para criar uma “sala de estar móvel”. Para maximizar a configurabilidade e o espaço interior, a distância entre-eixos foi aumentada, o piso aplanado e a coluna B foi removida.


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Nas renderizações de protótipos do táxi autônomo da Waymo, os assentos dianteiros montados em trilhos podem ser deslizados para frente e para trás e há uma tela sensível ao toque de infotenimento, também deslizante, montada no painel. A tecnologia atualizada fornece telas sensíveis ao toque para os passageiros traseiros.

A plataforma SEA convencional abriga baterias de até 140kWh, proporcionando um alcance de pouco mais de 800 km no ciclo adotado para carros de passeio na China. O táxi autônomo da Waymo pode usar uma unidade semelhante para minimizar o tempo de inatividade, mas a fabricante não informou se mudanças feitas no quesito autonomia restringiriam o espaço disponível para as baterias.

O veículo ainda está em fase de testes no Centro de Tecnologia de Veículos da China Europa (CEVT), da Geely, em Gotemburgo, na Suécia. A data de lançamento não foi anunciada, mas a expectativa é de que ocorra nos próximos anos. Enquanto isso, a Waymo continua a operar sua frota de crossovers Jaguar I-Pace modificados e MPVs Chrysler Pacifica.