VinFast adia lançamento de SUVs elétricos na Europa

Por falta de semicondutores, "Tesla vietnamita" só entregará unidades do VF 8 e VF 9 no início de 2023

Redação AB

Redação AB

Por falta de semicondutores, “Tesla vietnamita” só entregará unidades do VF 8 e VF 9 no início de 2023

Imagem de Destaque

A estreia da VinFast na Europa vai ter que esperar. A“Tesla vietnamita”confirmou que vai adiar o lançamento dos SUVs elétricos VF 8 e VF 9 para primeiro trimestre de 2023, por falta de semicondutores. As entregas eram previstas para este semestre de 2022.

“A interrupção global da cadeia de suprimentos de chips afetou a VinFast e nosso cronograma de produção e entrega na Europa”, confirmou a montadora ao portal Automotive News. A empresa afirmou ainda que está trabalhando com seus fornecedores para iniciar as exportações para a Europa e Canadá nos próximos meses.

Europa é o segundo mercado na investida da VinFast

Criada para concorrer com a Tesla, a montadora de carros elétricos vietnamita lançou seus quatro primeiros modelos no Salão do Automóvel de Paris 2022: o crossover VF 6; o crossover compacto VF 7; o SUV médio VF 8; e o SUV grande VF 9. No evento, em outubro, um executivo afirmou que a montadora iniciaria as entregas do VF 9 no início de 2023, quando também abriria pedidos para os modelos VF 7 e VF 6.

A marca tem grandes planos de expansão na Europa, chegando primeiro aos mercados da Alemanha, França e Holanda. Neste mês, as primeiras lojas próprias da VinFast foram inauguradas em Paris e na cidade alemã de Colônia. E serão seguidas por unidades em Amsterdã, na Holanda, e nas cidades alemãs Berlim, Munique, Frankfurt e Hamburgo.

No início de 2023, serão inauguradas lojas em Oberhausen, na Alemanha; em Marselha, Rennes, Montpellier e Metz, na França; e em Den Haag e Rotterdam, na Holanda.

VinFast nos Estados Unidos

Já para os Estados Unidos, a montadora enviou a sua primeira remessa: 999 unidades do VF 8 partiram do Vietnã para o mercado estadunidense na semana passada. Os carros vão para a Califórnia e serão entregues aos clientes no final de dezembro, conforme comunicado da VinFast. Esse é o primeiro lote de exportação dos 65 mil pedidos globais já feitos para o VF 8 e o VF 9. 

A empresa planeja se consolidar no mercado norte-americano e avalia uma oferta pública inicial no país para janeiro, segundo a Bloomberg.