Autonomia surpreende porque unidade pré-série da renovada van enfrentou muitos trechos de subida durante test drive
Um dos desafios para a eletrificação no transporte de cargas é justamente a autonomia. A Mercedes-Benz quer ter argumentos de venda para renovar o eSprinter, a versão 100% elétrica de sua van comercial, e tratou de colocar o modelo à prova.
O veículo, ainda um pré-série, não só fez bonito, como surpreendeu em um teste na Alemanha com suas novas baterias. O furgão completou um percurso de ida-e-volta do Museu Mercedes-Benz, em Stuttgart, até o aeroporto de Munique. Foram 475 km percorridos com apenas uma carga.
Autonomia bem maior que o atual Sprinter elétrico
A autonomia já é boa por si só. Para se ter ideia, o atual Mercedes eSprinter, lançado em 2019, tem alcance de apenas 168 km pelo ciclo WLTP. Mesmo modelos mais novos, como o Ford e-Transit, recentemente apresentado no Brasil, tem autonomia declarada de 317 km.
Os testes na Alemanha deixaram os engenheiros da Mercedes ainda mais otimistas porque o novo Sprinter elétrico encarou os trechos de subida dos Alpes Suábios, no sul o país. A média de consumo de energia foi de 21,9 kWh por 100 quilômetros.
Bom lembrar que esse novo Sprinter elétrico testado era equipado com baterias de maior capacidade. A renovada linha zero combustão de comerciais leves da Mercedes será lançada em 2023 com três opções de tamanhos de bateria diferentes.