Alemã é a primeira empresa do setor automotivo a produzir, no Brasil, o Electric Parking Brake (EPB)
Sabe aqueles itens que surgiram nos automóveis premium na década passada e a gente achava que eram inacessíveis, até para produzir no Brasil? Pois bem, a ZF acaba de nacionalizar a produção do freio de estacionamento elétrico em sua fábrica de Limeira (SP).
Desta forma, a fabricante alemã torna-se a primeira empresa do setor automotivo a produzir o freio de estacionamento elétrico no país. Hoje, a ZF é líder global no fornecimento do equipamento – são cerca de 150 milhões de unidades vendidas.
ZF nacionaliza freio elétrico para demanda futura
Também conhecido como EPB – Electric Parking Brake, o equipamento que substitui o sistema por alavanca (o popular freio de mão) hoje equipa apenas 10% dos veículos vendidos no mercado brasileiro. Porém, as projeções da ZF apontam para uma penetração de 20% até 2025.
Por esta razão, a companhia adotou a estratégia de avançar com o fornecimento do freio de estacionamento elétrico para montadoras no Brasil e Argentina. Inicialmente, a produção nacional atenderá ao segmento de SUVs – dois deles vendidos aqui e equipados com o EPB da ZF, até então importado do México e Europa.
A fabricante também projeta a aplicação do freio elétrico em sedãs maiores, hatches e até caminhões leves.
Segundo a ZF, a nova montagem do produto foi baseada nos conceitos da indústria 4.0, com robótica avançada e sensores e câmeras de visão de última geração.