Como subsidiária da montadora, aiMotive desenvolverá novo sistema para carros do grupo automotivo
A Stellantis finalizou na quinta-feira, 22, a aquisição da aiMotive, desenvolvedora de softwares de inteligência artificial e direção autônoma. A compra faz parte da estratégia da montadora de impulsionar a mobilidade conectada dentro das marcas do grupo.
A aiMotive vai operar como subsidiária da Stellantis, mas com independência operacional e portfólio no mercado (aiSim, aiData e aiWare) para clientes terceirizados. O fundador László Kishonti permanecerá como CEO da aiMotive e a operação será superviosinada por um conselho de administração a ser estabelecido pela Stellantis.
Segundo o diretor de software da Stellantis, Yves Bonnefont, a ideia é aprimorar a inteligência artificial e desenvolver, a médio prazo, a nova plataforma STLA AutoDrive, sistema de direção autônoma da empresa.
Fabricantes em busca da direção autônoma
De olho na mobilidade autônoma, no ano passado a Stellantis entrou para o grupo das montadoras – junto com a General Motors e Volkswagen – que também atuam como desenvolvedoras de software.
Até 2026, a Stellantis diz que quer faturar US$ 23 bilhões em receitas com serviços e sistemas em todo o mundo. Além do STLA AutoDrive, a montadora também vai desenvolver outros dois sistemas de inteligência: o STLA Brain e o STLA SmartCockpit.