Saiba quais fábricas de baterias estão em processo de construção nas Américas

15 plantas devem iniciar produção nos próximos anos no continente; veja quais são todas elas

Marcus Celestino

Marcus Celestino

15 plantas devem iniciar produção nos próximos anos no continente; veja quais são todas elas

Imagem de Destaque

Os investimentos em veículos elétricos nos Estados Unidos, bem como no resto do mundo, parecem não esmorecer tão cedo. Não à toa, inúmeras companhias têm feito aportes a fim de levantar fábricas de baterias no país hoje presidido pelo democrata Joe Biden.

Dessa forma, estas poderão abastecer não somente a frota local, mas também terão potencial de fornecer o componente para veículos tipo exportação.

Fábricas de baterias que iniciarão atividades em breve nos EUA

De acordo com levantamento do site Automotive News, 15 são as fábricas de baterias que devem encetar nos próximos meses suas atividades nos Estados Unidos. A maioria fica localizada no Meio-Oeste, com a exceção de unidades estruturadas na Costa Leste e no Sul do país.

A General Motors, que diz tomar caminho estritamente voltado para os puramente elétricos e ampliou investimentos focados no segmento e também para autônomos para US$ 35 bilhões, planeja três fábricas. A primeira delas, de células de baterias Ultium, em Spring Hill, Tennessee, faz parte de joint venture formada por GM e LG Energy Solutions. O início da produção está previsto para este ano.

A montadora e sua parceira farão aporte de US$ 2,5 bilhões para construir fábrica próxima ao município de Lansing, Michigan. A planta deverá começar a ser feita em 2024. Por fim, a GM faz nova investida em fábrica de células de baterias Ultium que, embora não tenha maiores detalhes revelados, deverá ser construída em Ohio.

A Ford, por sua vez, fará baterias no mesmo complexo dedicado à produção da variante elétrica de sua F-Series. A planta fica em Memphis, no Tennessee. A marca do oval terá também duas unidades, construídas no estado de Kentucky em joint venture com a SK Innovation. A primeira deve iniciar as atividades em 2025, e a segunda no ano subsequente.

A mesma SK Innovation Georgia lançou, ainda em 2022, fábrica que produz baterias a serem fornecidas para a picape F-150, que será lançada no Brasil, e para o Volkswagen ID.4 – outro que deve aportar em breve em nosso país.

VW expande operações em Chattanooga

Por falar em Volkswagen, e no ID.4, a companhia expandiu as operações do seu complexo localizado em Chattanooga, no Tennessee. Num primeiro momento, as baterias servirão ao SUV elétrico, cuja autonomia declarada é de 522 km (no ciclo WLTP). Depois, os planos da empresa são de que a unidade abasteça outros veículos da montadora.

Enquanto a Volkswagen avança rumo ao objetivo de destronar a Tesla, a Toyota começa a correr rumo ao processo de eletrificação. Sua fábrica de baterias na Carolina do Norte deverá ter seis linhas de montagem e capacidade de fornecer energia para cerca de 1,2 milhão de veículos anualmente. A previsão de abertura é 2025.

Já a Stellantis, em parceria com a Samsung, iniciará as atividades de sua fábrica em Indiana no mesmo ano. Terá capacidade inicial de 23 GWh, com possibilidade de aumento para 33 GWh no futuro. 

A companhia, desta vez ao lado da LG Energy Solution, atravessa os Grandes Lagos e prepara uma fábrica de baterias no Canadá, mais especificamente em Windsor, Ontario. As operações terão início em 2024 com capacidade de produzir 45 gigawatts/hora de células e módulos de baterias de íons de lítio.

Panasonic investe US$ 4 bilhões

A Panasonic, que já fornece baterias para a Tesla, investiu US$ 4 bilhões em fábrica localizada no Kansas. O objetivo é entregar ainda mais componentes para a companhia de Elon Musk, bem como fornecer para outras empresas.


VEJA TAMBÉM:

– Tesla quer dobrar capacidade produtiva na Alemanha para 1 milhão de carros


Para fechar, vamos às japonesas. A fornecedora de origem nipônica Envision AESC investe US$ 2 bi em fábrica localizada em Bowling Green, Kentucky. Inicialmente, os componentes serão fornecidos para a Mercedes-Benz. No entanto, fontes indicam que outros clientes já estão interessados nas baterias a serem feitas no local. 

Além dos US$ 2 bi, a Envision AESC aplicou US$ 810 milhões em unidade na Carolina do Sul. Nesta fábrica serão produzidas as novas baterias que equiparão os modelos da BMW.

Completando, a Honda, em joint venture com a quase onipresente LG Energy Solutions, está focada na construção de uma fábrica de baterias em Columbus, Ohio. O investimento feito pela JV fica na casa de US$ 3,5 bilhões.