Primeiros pontos serão instalados nos EUA e Canadá já em 2023
A Mercedes-Benz anunciou na CES 2023 (Consumer Electronics Show), que terá sua própria rede de recarga para veículos elétricos. Os primeiros pontos serão construídos nos Estados Unidos e Canadá ainda este ano. O projeto será expandido para outros mercados, como China e Europa, no futuro.
Segundo a fabricante, não há previsão do serviço para o Brasil. A expectativa é de que a rede norte-americana esteja completa até 2027.
A montadora firmou uma parceria com a MN8 Energy para acelerar a construção dos pontos ao longo dos próximos sete anos. O investimento será de US$ 1 bilhão, com os custos divididos entre as duas empresas.
Grandes cidades terão prioridade
Estabelecimentos como concessionárias, lojas, shoppings e restaurantes de grandes cidades terão prioridade na instalação dos pontos de recarga. A maioria deles terão de quatro a 12 carregadores, com capacidade de até 350 kW. Segundo a Mercedes, no entanto, alguns terão até 30.
O projeto também prevê o uso de energia renovável para a recarga a partir da instalação de painéis fotovoltaicos.
VEJA TAMBÉM:
– Mercedes-Benz vai fabricar veículos elétricos na Polônia e na Tailândia
– Sistema de estacionamento 100% autônomo é aprovado na Alemanha
Clientes da Mercedes poderão reservar pontos de recarga
O sistema de navegação Electric Intelligence, disponível nos carros elétricos da Mercedes-Benz, permitirá a reserva de um espaço para recarga. Os condutores de veículos de qualquer marca poderão utilizar os pontos, mas a prioridade de acesso será dos clientes da Mercedes.
Segundo a montadora, o cliente não precisará fazer qualquer autenticação manual, pois o carregador reconhece o veículo. O pagamento do serviço também será diferenciado para esse público através do Mercedes Me Charge.