Patamar alcançado foi o mais alto em 8 anos, mas montadoras preveem nova queda para 2023, próxima a 30%
A produção de ônibus em 2022 somou 31,7 mil unidades, resultando em alta de 67,7% sobre o ano anterior. Este foi também o maior volume fabricado em oito anos. O crescimento ocorreu por conta da recuperação do mercado interno e também das exportações. Os números foram divulgados na sexta-feira, 6, pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
LEIA TAMBÉM:
– Vendas de ônibus crescem após dois anos muito ruins
Parte dessa alta tem a ver com a redução de restrições impostas pela Covid-19 e consequente aumento da utilização de ônibus urbanos e rodoviários. O crescimento da produção também foi puxado por renovações de frota antecipadas, como forma de evitar os reajustes dos modelos 2023, mais caros em cerca de 15% por causa da tecnologia Euro 6 de controle de emissões. Para 2023, a projeção divulgada pela Anfavea prevê a produção de 23 mil ônibus e consequente queda de 27,4%.
Exportações somam 5,2 mil unidades
De janeiro a dezembro o País enviou ao mercado externo 5,2 mil ônibus. Esse total foi 23,1% mais alto que o de 2021. O maior volume embarcado foi de modelos urbanos, quase 3 mil, mas as exportações foram puxadas de fato pelos modelos rodoviários: alta de 47,5%, com 2,2 mil unidades entregues. Para o ano de 2023, a projeção total de exportações é de 5 mil ônibus, com ligeira queda de 4%.
Vendas internas sobem quase 25%
Nos 12 meses de 2022 foram emplacados no Brasil 17,3 mil ônibus, volume 23,4% mais alto que o do ano anterior. Segundo a Anfavea, 33% dos ônibus licenciados durante o ano foram direcionados ao programa governamental Caminho da Escola. Os modelos urbanos responderam por 27% e os rodoviários, por 13% apenas.
Os 27% restantes se dividiram entre fretamento, micro e miniônibus. Sobre o Caminho da Escola, o vice-presidente da Anfavea, Gustavo Bonini, afirmou: “Esperamos que em 2023 o programa também tenha participação importante nas vendas totais, mas ainda não há novas licitações abertas. Esses ônibus têm um papel importante no combate à evasão escolar”, recorda o executivo.
A nova projeção da Anfavea prevê um total de 16 mil ônibus emplacados no Brasil em 2023. Se o número se confirmar, haverá uma queda de 7,8%.