Atividades tiveram início no primeiro semestre de 2022 em parceria com o Join Valle e com a Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (Inovai)
Promover o desenvolvimento das indústrias e organizações a partir de uma descentralização do trabalho e da criação de parcerias externas com o objetivo de melhorar a evolução de produtos e serviços focados no segmento automotivo e de mobilidade. A chamada inovação aberta é, desde o início do ano, um dos principais projetos instituídos pelo IQA – Instituto de Qualidade Automotiva.
A iniciativa já conta com a parceria de duas organizações: o Programa Join Valle, de Santa Catarina, e a Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (Inovai), de Minas Gerais, cada uma atuando em uma frente diferente de inovação.
A Join Valle, localizada em Joinville, no estado de Santa Catarina, é um ecossistema de inovação e empreendedorismo, que tem o propósito de consolidar a região catarinense como um modelo de cidade hiperconectada e sustentável. O Instituto participa do Join Ville por meio de eventos e palestras e o utiliza como uma jornada de desenvolvimento, entendendo as dores do setor e aprofundando maneiras e soluções de como resolvê-los, em uma região em que a entidade já atua e conta com parceiros dentro do próprio projeto.
Já a Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (Inovai) conta representantes governamentais, associações, empresas e instituições de ensino de Itajubá, em Minas Gerais. O IQA está presente nas rodadas de negócios, interações com startups e organizações da região e faz a intermediação do setor e do ecossistema. Além disso, a Inovai está ligada diretamente à Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), fazendo com que a academia esteja próxima e realize trocas a partir da Inovação Aberta também.
Segundo o superintendente da entidade, Alexandre Xavier, trabalhar com Inovação Aberta é necessário por conta das mudanças que o mercado de trabalho tem passado. “É muito desafiador e bem diferente do modelo convencional de atuação do Instituto, mas nos últimos anos fizemos uma imersão, buscamos possibilidades e acabamos concluindo que o melhor caminho seria o acordo com ecossistemas já existentes”, comentou.
O projeto do IQA para introduzir a Inovação Aberta inclui três etapas. A primeira é a entrada no contexto do tema, por meio de parcerias com organizações especializadas, como já está acontecendo, através de eventos e conexões. A segunda é o desenvolvimento de iniciativas significativas e amplas. Já a terceira etapa é fazer com que a Inovação Aberta seja uma entrega do Instituto, assim como já ocorre em suas outras áreas de atuação.
“O IQA irá se inserir de uma maneira mais incisiva e com um maior valor agregado de integração, colaborando no aumento da qualidade na entrega entre o desenvolvimento pelas startups e empresas envolvidas”, destaca Xavier, para quem todos os modelos de trabalho podem e vão continuar funcionando.
IQA na 9ª Edição da Jornada de Empreendedorismo, Desenvolvimento e Inovação
Nos finais de semana dos meses de outubro e novembro, o IQA participou da 9ª Edição da Jornada de Empreendedorismo, Desenvolvimento e Inovação do Join Valle (JEDI). Na ocasião, o instituto foi representado por especialistas em Inovação que tiveram a oportunidade de trocar conhecimento e experiências.
A 9ª edição do JEDI contou com a participação do ministro do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Paulo Alvim, que levou aos participantes ideias, experiências pessoais e incentivos aos novos negócios.
Para o IQA, conectar-se com outras empresas e pessoas com o objetivo procurar soluções internas para os problemas, foi uma experiência inédita e benéfica. A participação do instituto na Jornada de Inovação Aberta do Join Valle foi mais uma maneira de reafirmar a importância do fomento à inovação que a organização tem dado nos últimos anos.
Em 2023, o IQA pretende ampliar o apoio às novas iniciativas voltadas a iinovação aberta promovendo ações e projetos com o foco no desenvolvimento do setor automotivo.