CES 2023 teve menos espaço dedicado à mobilidade, mas segue grande palco de novidades

Setor teve presença considerada tímida no evento mais influente de tecnologia, com 20% da área da feira; confira as novidades apresentadas

Redacao AB

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Setor teve presença considerada tímida no evento mais influente de tecnologia, com 20% da área da feira; confira as novidades apresentadas

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A CES 2023 (Consumer Electronics Show), maior feira de tecnologia do mundo, reuniu entre os dias 5 e 8 de janeiro em Las Vegas, nos EUA, uma gama de projetos inovadores que serão tendência nos próximos anos. Nos últimos anos, o evento também se posiciona como um dos maiores palcos para novidades no segmento automotivo, superando, inclusive, uma série de salões do automóvel mundo afora.

Esta edição não foi diferente. Segundo os organizadores do evento, 275 empresas de mobilidade e transportes apresentaram suas novidades, ocupando cerca de 20% do centro de convenções, ou quase um quarto do espaço da mostra. A participação, no entanto, foi tímida, na avaliação do site Automotive News.

Os veículos elétricos representaram uma pequena parte da tecnologia para transporte exibida no centro de convenções. Confira a seguir os destaques de sistemas de interação e entretenimento, recarga de veículos elétricos, transporte marítimo e segurança. 

Peugeot, BMW e Sony reinventam experiência com o carro

A Peugeot apresentou no evento sua próxima geração do sistema i-Cockpit, que promete evolução na experiência de usuário. 

O volante retangular, chamado pela fabricante de Hypersquare, substitui a convencional direção por um sistema steer-by-wire. É como se o condutor guiasse o veículo por meio de uma tela. Além disso, o novo centro de controle dispensa botões físicos. A previsão é de que o novo i-Cockpit chegue aos veículos de produção da montadora francesa a partir de 2026.

Já a BMW levou o sedã elétrico i Vision Dee, que se destacou pela tecnologia E-Ink, que permite mudar o visual do carro em até 32 cores, entre outras características que oferecem uma experiência digital.

De acordo com a montadora alemã, o objetivo é criar um vínculo ainda mais forte entre as pessoas e seus carros. As funções digitais prometem ir além do nível de controle de voz e sistemas de assistência ao motorista. O modelo será a base para a próxima geração de veículos da BMW, que chegará ao mercado a partir de 2025.

Uma das novidades mais aguardadas quando o assunto é a união entre entretenimento e direção é o lançamento do primeiro carro elétrico fruto da união entre a Sony e a Honda, que deve chegar ao mercado apenas em 2026.

Os visitantes da feira puderam conhecer o protótipo do modelo, que se destaca por seus recursos de condução autônoma nível 3. Há expectativa de que a plataforma de serviços e entretenimento tenha até mesmo a integração com a última geração do PlayStation – console desenvolvido pela Sony.

Novidades para carregamento de veículos elétricos

A Mercedes-Benz não quer que seus clientes dependam de terceiros para carregar seus veículos elétricos. A montadora anunciou no evento que terá sua própria rede de recarga. Com um investimento de US$ 1 bilhão, o projeto vai priorizar o mercado norte-americano, chinês e europeu.

Segundo a fabricante, não há planos para o lançamento da rede no Brasil. A expectativa é de que a rede norte-americana esteja completa até 2027.

Já a startup eLeap Power parece ter ido ainda mais longe ao apresentar uma tecnologia que reduz o tempo de carregamento dos EVs e elimina os carregadores a bordo.

 A empresa fabrica um inversor integrado que usa os enrolamentos e o magnetismo dos motores dos veículos elétricos para fazer a conversão de energia CA para CC. Ele pode carregar dispositivos de 400 volts e 800 volts e oferecer carregamento bidirecional.

Segundo o CEO, Russell Pullan, com o uso do inversor, até seis toneladas de emissões de carbono podem ser eliminadas por ano até 2025. 

Tecnologia para transporte marítimo elétrico

As empresas de transporte marítimo conquistaram um espaço privilegiado na feira, com suas tecnologias que podem ser usadas até mesmo para táxis aquáticos, uma possível alternativa para os longos congestionamentos nas rodovias, pelo menos nos Estados Unidos.

A startup Navier mostrou dois protótipos de hidrofólio elétrico que deslizam sobre ondas de até um metro e meio, com um alcance de 138 quilômetros. Já a sueca Candela lançou uma embarcação hidrofólio elétrica semelhante, que promete navegar por mais de duas horas, habilitada por um sistema que reduz o atrito da água em 80%.

A Brunswick Corp, por sua vez, apresentou um barco projetado em torno da propulsão elétrica e destacou seu sistema de gerenciamento de energia baseado em íons de lítio.

Sistema identifica sono do motorista

A Samsung desenvolveu um conjunto de tecnologias para carros que promete mais segurança para o motorista, principalmente quando o motorista estiver com sono. Na feira, a empresa mostrou um protótipo do projeto chamado de Read Care e que utiliza câmeras e sensores para identificar as condições emocionais e físicas do condutor.

Ao identificar alguma distração cognitiva, o sistema toma medidas capazes de ajudar o condutor a recuperar a atenção. Caso o motorista demonstre sonolência no volante, o sistema intensifica a luz interna do carro, aumenta o volume da música e faz até mudanças na temperatura do ar-condicionado.