Toyota tem novo presidente: neto de fundador deixa cargo de CEO e chefe da Lexus assume

No cargo desde 2009, Akio Toyoda passa a atuar como conselheiro da montadora; Koji Sato será seu substituto

Marcus Celestino

Marcus Celestino

No cargo desde 2009, Akio Toyoda passa a atuar como conselheiro da montadora; Koji Sato será seu substituto

Imagem de Destaque

A Toyota tem novo presidente e CEO: Koji Sato. O executivo, hoje à frente da Lexus e da divisão esportiva Gazoo Racing, substitui Akio Toyoda. No cargo desde 2009, Toyoda, neto do fundador da companhia japonesa, passa a ser conselheiro da empresa.

Sato assume como novo presidente e CEO da Toyota em 1o de abril, informou a empresa em comunicado. Na mesma data, Toyoda se tornará o presidente do conselho da companhia fundada por seu avô.


Veja também

– Toyota planeja produção de 750 mil veículos em fevereiro


Com isso, Takeshi Uchiyamada, considerado o “pai do Prius” por conta de seu papel no desenvolvimento do híbrido, deixa a presidência do conselho. Ele, porém, segue no board da companhia de origem nipônica.

Presidente e CEO da Toyota enfrentou inúmeras crises

Akio Toyoda tem 66 anos e é neto de Kiichiro Toyoda — responsável pela transformação da Toyoda Loom Works no que conhecemos hoje como a Toyota Motor Corporation. Ele é filho de Shoichiro Toyoda, que também foi presidente da empresa da família entre 1982 e 1992.

Akio, por sua vez, assumiu em 2009 e teve de enfrentar inúmeros desafios. Além do momento difícil em que pegou a empresa, o executivo enfrentou ainda a crise financeira global, um recall de mais de 20 milhões de veículos da montadora e o terremoto de 2011 no Japão — que prejudicou as operações de companhias instaladas no país.

Com Akio Toyoda no comando, a Toyota encarou tais dificuldades e solidificou seu status de maior montadora do mundo. No entanto, já há algum tempo era discutida a reestruturação no organograma da companhia. 

“Creio que, nos últimos 13 anos, construí uma base sólida para passar o bastão”, disse Toyoda em uma reunião logo após o anúncio de que deixaria o cargo de presidente. Para ele, o novo CEO “tem a missão de transformar a Toyota em uma empresa de mobilidade”.

Novo CEO da Toyota e o desafio da eletrificação 

Toyoda disse ainda que a montadora precisa de alguém jovem para completar a supracitada missão. Koji Sato, novo presidente e CEO da Toyota tem 53 anos.

Atualmente, Sato encabeça as operações da Lexus, divisão de luxo da companhia, e da Gazoo Racing, braço esportivo da Toyota. Esta última é uma espécie de queridinha de Akio Toyoda.

Koji Sato assume em um momento crucial para a Toyota. Sob comando de Akio Toyoda, a empresa vinha sendo atacada constantemente por suas estratégias nos tópicos condução autônoma e, principalmente, eletrificação.

A Toyota demorou muito a abraçar os veículos elétricos, se apegando à tecnologia híbrida do Prius — um de seus grandes hits. A empresa também passou a vender a ideia dos veículos movidos a célula de hidrogênio, indo na contramão de cases de sucesso como o da Tesla.

A insistência nas duas tecnologias vinha causando mal-estar entre os investidores e também entre ativistas ambientais. Vale lembrar que a Toyota era a grande vedete dessas figuras justamente por conta do Prius.

Além de ter que correr atrás das rivais no processo de eletrificação, o novo presidente e CEO da Toyota terá de elaborar um plano claro rumo a um futuro carbono neutro. Também terá de encarar a forte concorrência de montadoras chinesas e de novos players do Vale do Silício.

O perfil do novo CEO

Sato, contudo, é um executivo conhecido por não temer mudanças. Tanto é que fez alterações substanciais tanto na Lexus quanto na Gazoo Racing.

Formado em engenharia pela Universidade de Waseda, Koji Sato ingressou na Toyota em 1992. Na Lexus, ainda como engenheiro, supervisionou o desenvolvimento do belo Lexus LC.

Embora seja mais jovem e arrojado, Sato sempre trabalhou muito próximo a Akio Toyoda, e partilha com ele muitas visões sobre gestão. Não à toa foi escolhido como seu substituto.

Em entrevista no ano passado, Sato disse que Toyoda “é o guia que mostra à equipe a visão e a filosofia da marca”. Ele falou ainda que a liderança de Akio era extremamente importante para a empresa.