Peugeot lançará cinco carros elétricos na Europa até 2025

Plano estratégico E-Lion prevê renovação de toda a gama de produtos da marca francesa

Vitor Matsubara

Vitor Matsubara

Plano estratégico E-Lion prevê renovação de toda a gama de produtos da marca francesa

Imagem de Destaque

A Peugeot pretende se firmar como uma das principais fabricantes de carros elétricos em um futuro breve. Nos próximos dois anos, a empresa colocará em prática o plano estratégico E-Lion, que prevê o lançamento de cinco modelos inéditos e motorizações híbridas leves.

O planejamento é baseado em três metas. Neste ano, todos os modelos da atual gama da Peugeot na Europa ganharão uma opção eletrificada. Até 2025, todos os carros da linha terão uma versão elétrica, preparando terreno para 2030, quando a marca pretende vender apenas veículos movidos a eletricidade na Europa, inclusive projetos baseados na nova plataforma STLA.

No curto prazo, a fabricante francesa lançará motorizações híbridas leves de 48 volts para quase todos os modelos da linha atual, com exceção de alguns veículos comerciais e o 508. São propulsores de 99 cv a 134 cv movidos a gasolina, assistidos por um motor elétrico de 28 cv incorporado a uma transmissão automática de seis velocidades. 

Lançamentos de carros elétricos da Peugeot por atacado

As novas gerações dos e-308 e e-308 SW também estreiam em 2023, ainda feitas sobre a atual plataforma EMP2 – que é utilizada nos veículos elétricos de Peugeot e Citroën, como o furgão Ë-Jumpy. Com novas tecnologias, os modelos devem entregar 156 cv e autonomia estimada em até 400 km.

A expectativa é que a bateria de 54 kWh da gama e-308 possa ser recarregada, de 20% a 80%, em menos de meia hora. Uma versão elétrica do SUV-cupê 408 também está sendo desenvolvida pela marca, possivelmente com a motorização do e-308.

No segundo semestre deste ano, a Peugeot lançará o e-3008. Baseado na plataforma STLA, ele será vendido com três opções de motorização, inclusive uma com dois motores (um em cada eixo) e tração integral. A expectativa é que o crossover possa rodar até 700 km com uma única carga, sendo que a nova geração do e-5008 também estreará posteriormente.

Carro-conceito dita as regras

O anúncio do plano estratégico foi acompanhado de uma imagem que mostrava sete veículos. Foi uma forma de antecipar a estreia de novos modelos que chegarão a partir de 2025. Entre eles estão os sucessores de 308 e 508, bem como uma versão de produção do conceito Inception.

Revelado durante a CES deste ano, em Las Vegas, nos Estados Unidos, o Inception antecipa elementos de design que serão vistos nos futuros Peugeot. O estilo é inspirado em um tubarão e oferece uma nova identidade visual luminosa.

O conceito aproveita uma versão ampliada da plataforma STLA, capaz de entregar 670 cv e autonomia de até 800 km. No caso do Inception, a Peugeot diz que o veículo pode ganhar quase 30 km de alcance em apenas um minuto de recarga, embora não tenha especificado a voltagem do carregador em questão.

O carro também traz uma nova geração do conceito i-Cockpit e quatro telas táteis na cabine para operar funções principais. Além de reconhecimento de gestos, o Inception também já estaria pronto para o nível 4 da tecnologia de condução autônoma.

Por fim, a Peugeot vai incorporar materiais recicláveis e oferecerá a possibilidade de substituição de painéis de acabamento, como forma de estender o ciclo de vida de seus carros. Atualizações de software over-the-air também estão previstas.