Novo Volkswagen Virtus aposta em preço e equipamentos para suprir lacuna deixada pelo Voyage

Modelo, que agora é o sedã de entrada da montadora alemã, é reestilizado e ganha novos itens. Confira preços e versões

Marcus Celestino

Marcus Celestino

Modelo, que agora é o sedã de entrada da montadora alemã, é reestilizado e ganha novos itens. Confira preços e versões

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Foco em preço, equipamentos e numa identidade levemente distinta. Com base nessa tríade, a Volkswagen espera conquistar adeptos para o novo Virtus 2023. O modelo passa a ter configurações que tentam atingir desde as viúvas do Voyage até consumidores que anseiam por sedãs de maior porte.

Se comparado ao predecessor, o Volkswagen Virtus 2023 ficou cerca de R$ 20 mil mais barato. Explica-se: nas versões de entrada, a montadora substituiu o motor 1.6 pelo 1.0 turbo flex, que teve a potência reduzida como no Polo e agora entrega 116 cv de potência e 16,5 kgfm de torque quando abastecido com etanol. 

O propulsor equipa as duas primeiras configurações do novo Virtus. A primeira delas, 170 TSI com câmbio manual de cinco marchas, é uma ofensiva que mira em frotistas e nos saudosistas, que já sentem falta do Voyage. A segunda versão, 170 TSI com caixa automática de seis velocidades, também deve responder por parte significativa do mix. 

Vale frisar, contudo, que as versões de entrada do novo Virtus não somente ficaram mais baratas por conta do propulsor. Elas têm freios a tambor em vez de discos no eixo traseiro. Dessa forma, a Volkswagen conseguiu criar a “magia” do barateamento do sedã compacto.

Novo Virtus tem mudanças discretas no visual

O novo Volkswagen Virtus, além de mais em conta que o predecessor, passou por leves modificações no visual. Tanto é que se desgarrou do seu irmão hatch em termos de design, e aderiu ao estilo de sua variante indiana – que estreou naquele país em 2022.

A dianteira, por exemplo, se diferencia do Polo com alguma competência. José Carlos Pavone, head de design da Volkswagen, disse, a propósito, que achava a frente do Virtus muito curtinha. Por isso, o sedã compacto ganhou “generosos” 6,9 cm nessa área, o que possibilitou ainda um redesenho do para-choque e capô mais elevado.

O três-volumes também recebeu faróis de LED (os mesmos do Nivus, em todas as versões) e nichos que lhe conferem certo appeal.

As lanternas têm nova assinatura e a traseira dispõe ainda de difusores. As rodas de 17 polegadas, por sua vez, também passaram por um processo de “maquiagem”, e receberam novo (e interessante) desenho e acabamento diamantado. Além disso, a Volkswagen disse não ter abusado dos cromados (que se fazem presentes, claro) a fim de manter a elegância do sedã.

O nome Virtus fica agora abaixo da placa, e a tampa do porta-malas tem inspiração em barcos. O modelo passa a dispor ainda do novo logotipo da Volkswagen. No total, no tópico tamanho, o Virtus ganhou quase 8 cm em comprimento.

Versão topo de linha é mais sofisticada

Se as configurações de entrada foram simplificadas em alguns aspectos, a lista de equipamentos é generosa (conforme veremos mais abaixo) e a versão topo de linha é sofisticada. Ela agora chama-se Exclusive, e substitui a GTS. Esta é a única opção do novo Virtus equipada com motor 1.4 Turbo 250 TSI, cuja potência máxima é de 150 cv e o torque é de 25,5 kgfm.

Além de motor mais potente, o Virtus Exclusive tem retrovisores com pintura em cinza e emblema que evidencia o nome da versão na área das portas. As rodas são de 18 polegadas com acabamento escurecido, as mesmas do GTS. Há ainda um spoiler, a fim de dar um quê de esportividade, e outras distinções com relação às versões mais baratas.

Vale ressaltar que o novo Virtus Exclusive chega às lojas apenas no segundo semestre deste ano. As demais versões, todavia, começam a ser vendidas nas revendas já no início de março.

Veja preços, versões e equipamentos do novo Virtus 2023

Virtus 170 TSI Manual (R$ 103.990): Alerta de frenagem de emergência, Assistente para partida em subidas, ar-condicionado, carregador de celular por indução, chave canivete, coluna de direção com ajustes de altura e profundidade, Controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (ASR), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis, faróis em LED com luz de condução diurna em LED integrada, lanternas traseiras em LED, painel de instrumentos digital de 8”, rodas de liga leve de 15” com pneus 195/65 R15, sensores de estacionamento traseiros, sistema de frenagem automática, , travamento elétrico e remoto das portas, porta-malas e tampa de combustível, vidros elétricos dianteiros e traseiros com função “one touch” nos dianteiros e volante multifuncional.

Virtus 170 TSI AT – R$ 112.990: Adiciona câmbio automático de seis velocidades, piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, start-stop, descanso de braço central, duas entradas USB tipo C na traseira e volante revestido em couro.

Virtus Comfortline 200 TSI AT – R$ 121.990: Agrega motor 200 TSI aos itens da configuração 170 TSI AT. Além disso, dispõe de rodas de alumínio de 16”, ar-condicionado digital, chave presencial, botão de partida do motor, bancos e painéis das portas em couro, câmera de ré, faróis de neblina em LED, 6 alto-falantes e discos de freio traseiros.

Virtus Highline 200 TSI AT6 – R$ 130.030: Além dos itens da versão Comfortline, adiciona rodas de liga leve de 17”, painel de instrumentos digital com tela de 10,25”, central multimídia VW Play, limpadores do para-brisa com acionamento automático, painel decorativo em vinil, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, faróis com acendimento automático, frenagem de manobra e detector de fadiga. 

Virtus Exclusive 250 TSI AT6 – R$ 144.990: Única com motor 250 TSI. Vem com itens da Highline e acrescenta ainda rodas de liga leve de 18 polegadas, seletor de modo de condução, spoiler traseiro e acabamento exclusivo da versão.