Aliança pretende produzir quatro veículos utilitários na região nos próximos anos
A aliança Renault-Nissan afirmou que produzirá uma “picape de meia tonelada” na América do Sul. O projeto dará origem a produtos de ambas as marcas e é um dos pontos-chave da estratégia das empresas na região.
Embora não haja confirmação oficial da nova picape, a tendência é que o projeto em questão seja a nova geração da médio-compacta Oroch. Em outubro do ano passado, o ministro de produção da Argentina, José de Mendiguren, confirmou a produção do modelo na fábrica de Santa Isabel, em Córdoba.
“Estive com Pablo Sibila, presidente da Renault (Argentina), que me contou que estão com um projeto de 300 milhões de euros de investimento para a fabricação da picape Oroch de meia tonelada. Terá um componente de peças nacionais de 35% a 40%, e as exportações serão 65% da produção”, afirmou, na ocasião.
Outras novidades da Renault-Nissan
Além do novo projeto, Renault e Nissan confirmaram a produção das novas gerações deas picapes médias Frontier e Alaskan na Argentina. Assim, as marcas terão quatro picapes nos próximos anos. Não foram reveladas datas de lançamento nem volumes de produção estimados.
“A nova picape de meia tonelada será desenvolvida pela Renault e compartilhada com a Nissan na Argentina. A colaboração bem sucedida das Nissan Frontier e Renault Alaskan, ambas picapes de uma tonelada, poderá continuar. O Grupo Renault poderá produzi-las em Córboba para as marcas Renault e Nissan”, afirmou a aliança em comunicado.
Além dos planos para a região, as fabricantes confirmaram a fabricação do primeiro projeto Renault de origem mexicana em 20 anos. A aliança também revelou que venderá dois novos modelos do segmento “A” (de compactos) movidos a eletricidade em toda a região da América Latina.
O produto da Renault é o Kwid E-Tech, que é produzido na China e já é comercializado no Brasil, enquanto o modelo da Nissan deve ser uma variação do projeto da marca frrancesa.