Companhia cria novos departamentos: um de compras e outro de estratégia e inovação
A Embraer anunciou mudanças na sua diretoria, justificadas pela meta de acelerar o crescimento da empresa e dar foco a áreas de relevância para o negócio. Foram criadas, assim, duas novas vice-presidências – de compras globais e de estratégia, digital e inovação. As duas posições passam a se reportar ao presidente e CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto.
A área de Compras, que antes integrava a vice-presidência de finanças, TI e relações com investidores, será liderada por Roberto Chaves, atual diretor responsável pelo setor desde 2020. Formado em engenharia mecânica e com MBA Executivo Internacional pela FIA-USP, o profissional ingressou na Embraer em 2001 e já ocupou diferentes posições sênior na área de suprimentos, incluindo a gestão de fornecedores na fábrica de Harbin, na China, e, mais recentemente, a liderança do centro de serviços compartilhados da empresa.
– #ABX23: Garanta desconto especial para o maior encontro do setor automotivo
A área de estratégia corporativa, que fazia parte do departamento de engenharia, juntamente com a diretoria de inovação e digital passa a compor a vice-peresidência de estratégia, digital e inovação. A nova área será comandada por Dimas Tomelin, que já atua há três anos como diretor de estratégia corporativa. Há 21 anos na Embraer, o executivo liderou anteriormente a frente de inteligência de mercado da área de defesa & segurança. É formado em engenharia elétrica e pós-graduado em empreendedorismo pela Fundação Dom Cabral.
Leia também:
– Carros voadores da Embraer ganham R$ 490 milhões do BNDES
– Embraer entra com pedido de patente para aviões elétricos e híbridos
Embraer busca inovação para acelerar crescimento
Em comunicado divulgado pela Embraer, o presidente Gomes Neto ressalta a importância das mudanças: “Dentro do nosso planejamento estratégico, os principais fatores de crescimento sustentável são eficiência empresarial e inovação. A excelência na área de compras tem papel fundamental no pilar de eficiência e geração de valor. No caso da inovação, vamos fortalecer a integração desses projetos na nossa estratégia de longo prazo”, disse, acrescentando que as mudanças reconhecem e valorizam os talentos internos da companhia.
A Embraer tem negócios em aviação comercial e executiva, defesa & segurança e aviação agrícola. A empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, fornecendo serviços e suporte aos clientes no pós-venda. Desde que foi fundada, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8.000 aeronaves.