Porque a VinFast vai atrasar sua fábrica anti-Tesla

Marca vietnamita alega problemas administrativos e deve iniciar produção de carros elétricos nos EUA só em 2025

Redação AB

Redação AB

Marca vietnamita alega problemas administrativos e deve iniciar produção de carros elétricos nos EUA só em 2025

Imagem de Destaque

A VinFast chegou com alarde e cheia de marra em 2022 para ser mais uma anti-Tesla. A montadora vietnamita começou a pré-venda de seus carros nos Estados Unidos, abriu lojas na Califórnia e prometeu a produção de elétricos no país norte-americano para 2024. Porém, a marca foi com muita sede ao pote.

A empresa diz que a nova fábrica na Carolina do Norte ficará para 2025. Em fevereiro, a VinFast já tinha dado sinais de problemas no mercado dos EUA, depois que demitiu funcionários e saiu à caça de um parceiro financeiro

Os carros anti-Tesla da VinFast também atrasaram

Ao mesmo tempo, o primeiro lote do seu SUV elétrico VF8 atrasou e só agora, em março, começa a chegar para os clientes – o segundo lote só para o fim do ano devido a atualizações nos softwares dos carros. Além-mar, os planos também foram revistos. Em novembro do ano passado, a fabricante já tinha adiado também o lançamento de veículos na Europa.

O início das obras para construção da unidade estava previsto para o primeiro semestre deste ano. Só que a VinFast alega que ainda aguarda licenças ambientais de autoridades norte-americanas.


– Clique aqui para garantir sua presença no #ABX23


Além disso, outros fatores teriam forçado ao adiamento da fábrica. Em comunicado, a companhia afirmou que precisa de mais tempo “para concluir os procedimentos administrativos”, sem detalhar que questões são essas.

Fábrica recebeu incentivos fiscais

Em março de 2023 a VinFast assinou um memorando de intenções com o estado da Carolina do Norte. O investimento inicial anunciado na época foi de US$ 2 bilhões para a linha de montagem que será erguida em Chatham County, com capacidade anual de 150 mil unidades.

A unidade fabricará não só veículos de passeio zero combustão, como ônibus elétricos e baterias. Além de ter um parque de fornecedores. 

Em julho do ano passado, o condado de Chatham concedeu à montadora um pacote de incentivos fiscais de US$ 1,3 bilhão – o maior da história da Carolina do Norte.