Alto custo e lentidão derrubam satisfação com carregamento doméstico de elétricos

Experiência positiva com carregamento doméstico é fundamental para cliente aderir a veículos elétricos definitivamente

Redacao AB

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Experiência positiva com carregamento doméstico é fundamental para cliente aderir a veículos elétricos definitivamente

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A satisfação dos proprietários de veículos elétricos com o carregamento doméstico diminuiu em 2022 devido aos altos custos e velocidade lenta para a conclusão da recarga. A informação é do Estudo de Propriedade de Experiência de Veículo Elétrico (EVX) dos Estados Unidos, realizado pela JD Power.

Segundo a pesquisa, mais de dois terços dos donos de elétricos no país norte-americano usam carregador doméstico de Nível 2 e a satisfação com a modalidade caiu 12 pontos no ano passado, para 740 em uma escala de 1.000 pontos.

A satisfação também caiu entre os proprietários que usam carregador de Nível 1 ou portátil de Nível 2.

O estudo aponta que 85% da recarga regular de veículos elétricos é feita em casa, por isso ter uma experiência positiva com carregamento doméstico é fundamental para o cliente aderir definitivamente por um carro eletrificado.


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Satisfação é maior entre clientes da Tesla e menor entre os da Chevrolet

Mais de dois terços dos proprietários de veículos elétricos que participaram do estudo ​​utilizam carregadores de Nível 2 em suas residências. Com base em uma escala de 1.000 pontos, os clientes da Tesla relataram estar mais satisfeitos com suas experiências de carregamento, enquanto os proprietários de Chevrolet são os menos satisfeitos.

A satisfação com o custo de carregamento caiu mais de 30 pontos em relação ao levantamento anterior. Os clientes com carregadores de marcas mais antigas, como Ford e Chevrolet, têm algumas das pontuações mais baixas. 

Além disso, os donos de modelos mais novos, lançados em 2022 e 2023, estão menos satisfeitos com a velocidade de carregamento doméstico do que os que possuem veículos de 2020 e 2021.


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Capacidade de carregadores domésticos

Os carregadores de Nível 1 necessitam apenas de uma tomada de parede padrão e têm a velocidade de carregamento mais lenta, enquanto os de Nível 2 exigem uma tomada adaptada para a instalação do equipamento e, geralmente, levam várias horas para concluir o carregamento.

A JD Power mediu a satisfação de 14 mil proprietários de veículos elétricos e híbridos plug-in do ano modelo 2017-2023, com equipamentos para carregamento doméstico de Nível 1, Nível 2 e portátil,.

A avaliação considerou critérios como custo de carregamento, velocidade de carregamento, preço de varejo justo, comprimento do cabo, tamanho do carregador, facilidade de enrolar/armazenar cabo, facilidade de uso e confiabilidade.