Ram 1500 elétrica tem maior alcance e é mais potente do que rivais

Picape teve dados técnicos divulgados durante o Salão do Automóvel de Nova York

Vitor Matsubara

Vitor Matsubara

Picape teve dados técnicos divulgados durante o Salão do Automóvel de Nova York

Imagem de Destaque

A Ram revelou as especificações da 1500 REV, a versão elétrica da 1500, no Salão de Nova York, que acontece entre os dias 7 e 16 de abril.

Logo de cara, a picape chama atenção pelos 804 quilômetros de alcance na versão equipada com a bateria maior, que tem 229 kWh. Haverá também uma configuração de entrada com uma bateria de 168 kWh, suficiente para rodar até 563 quilômetros, de acordo com o padrão norte-americano EPA.


VEJA MAIS:
– Por produção local, montadoras negociam limite às importações de elétricos
– Imposto zero para híbridos e elétricos deve acabar no 2º semestre, diz Abeifa


Futuramente, a marca pretende lançar uma configuração inédita chamada XR, que promete entregar uma autonomia “disruptiva” para o segmento.

 Versão elétrica da Ram 1500 é a mais potente da categoria

A 1500 REV é movida por dois motores elétricos de 250 kW (que entregam a potência total de 654 cv), um instalado em cada eixo. A cavalaria, inclusive, é maior do que suas principais concorrentes. Enquanto a Ford F-150 Lightning pode ter 452 cv ou 571 cv, a picape da Chevrolet é quem mais se aproxima da 1500 REV, com 510 cv ou 673 cv, de acordo com a versão.


– Faça aqui a sua inscrição no #ABX23 e garanta sua presença no maior encontro do setor automotivo


O conjunto da 1500 REV combina motor, câmbio e inversor na mesma unidade. O motor dianteiro pode se desconectar para que as rodas girem livremente para melhorar a eficiência energética em certas situações. Já o propulsor traseiro possui um bloqueio eletrônico do diferencial traseiro.

A suspensão pneumática tem nivelamento ativo e amortecedores adaptativos. Inclusive, é possível escolher entre cinco configurações (Embarque/Desembarque, Aero, Normal, Off-Road 1 e Off-Road 2). 

Dependendo da versão, a picape pode vir com sistema de som Klipsch com 23 alto-falantes, porta traseira com acionamento elétrico e painel de instrumentos revestido em camurça. A cabine traz um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, central multimídia com tela tátil de 14,5 polegadas e uma terceira tela de 10,25 polegadas para o passageiro do banco dianteiro. Existe ainda retrovisor interno digital (cujas imagens são captadas por uma câmera externa) e head up display.

Ram elétrica vai mais longe

O alcance, de fato, é o maior trunfo da 1500 REV diante das rivais. A Ford F-150 Lightning, que já está em testes no Brasil e deve estrear por aqui em breve, é vendida com bateria de 98 kWh e 131 kWh. Isso resulta em autonomias de 370 quilômetros e 482 quilômetros, respectivamente. Já a Chevrolet Silverado EV (que também será vendida no país nos próximos anos) consegue rodar até 643 quilômetros com uma única carga.

A picape da Ram possui suporte a carregamento rápido DC de 800 volts com até 350 kW de potência. Isso faz com que a 1500 REV possa obter 170 quilômetros de alcance em apenas 10 minutos. O veículo também suporta as tecnologias de carregamento bidirecional veículo-a-veículo, veículo-residência e veículo-para-rede (V2G). 

Quanto à capacidade de carga, a 1500 REV perde apenas para a F-150 Lightning – e por bem pouco. A picape da Ford leva até 1.450 kg, ao passo que a Ram declara até 1.224 kg. Já a Silverado EV leva apenas 590 kg – menos até do que uma Fiat Strada.

Já a capacidade de reboque da 1500 REV chega a 6.350 kg, enquanto Silverado EV e F-150 Lightning chegam a “apenas” 4.500 kg.