Aporte em veículos zero emissão terá participação estratégica da América do Sul
A General Motors revelou nesta quarta-feira, 19, que pretende investir US$ 35 bilhões no desenvolvimento de uma nova geração global de veículos elétricos até 2025. O plano de eletrificação começará com o lançamento dos SUVs Chevrolet Blazer e o Equinox, além do Bolt EUV.
Blazer e Equinox são equipados com a tecnologia Ultium. Esta consiste na plataforma modular específica da GM para veículos elétricos com diferentes combinações de motores e avanço na composição química das baterias.
“Tudo isso se traduz em melhor autonomia, maior velocidade de recarga e maior prazer de dirigir. Com esta plataforma é possível fabricar desde carros compactos, passando por SUVs, superesportivos até grandes picapes”, diz a GM, em comunicado.
América do Sul será estratégica no plano de eletrificação
Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul, destacou, em coletiva de imprensa, que países como o Brasil e o Chile são estrategicamente importantes para o plano de eletrificação da montadora. Isso porque a América do Sul, disse, é um mercado consumidor com potencial de trazer maior escala a linha de elétricos e por a fabricante estadunidense ter na região um centro de desenvolvimento de engenharia.
VEJA MAIS:
– GM vai liderar investimento em startup de lítio
– Vale e GM assinam contrato para fornecimento de níquel para baterias
As principais colaborações estão relacionadas às áreas de eficiência energética e de conectividade. Além de testes de certificação e homologações que já foram iniciados para adaptar os automóveis à legislação e às preferências de cada país.
Em São Paulo, por exemplo, estão localizados o Campo de Provas da montadora e seu Centro Tecnológico. Além disso, a GM do Brasil já sinalizou que vê nos carros elétricos o caminho prioritário para a transição energética.
Em 2022, a GM lançou a nova geração do elétrico Chevrolet Bolt. E prometeu os lançamentos dos já citados Blazer EV, Equinox EV e Bolt EUV para cá.