Para manter crescimento de vendas, marca estadunidense reduziu valores de Model 3 e Model Y
O pequeno crescimento que a Tesla deve confirmar no primeiro trimestre de 2023 pode ser explicado pela estratégia de preços da marca. Pela sexta vez no ano a montadora estadunidense mexeu na tabela de seus veículos elétricos e reduziu valores de dois modelos.
Desta vez, o corte de preços se deu em versões mais básicas do sedã Model 3 e do SUV Model Y, atualmente o carro mais vendido da marca nos EUA – os dois modelos já tinham tido as tabelas reajustadas para baixo, em março. O crossover, por exemplo, chegou a ter abatimento de 23% na versão Long Range, que agora parte de US$ 51.630.
Na carona dos incentivos de Joe Biden
O corte nos preços coincide com os novos incentivos fiscais do Governo dos EUA, de US$ 7.500. O Tesla Model Y acaba de se qualificar para o benefício, que exige produção na América do Norte e determinados requisitos de fornecimento de bateria.
LEIA MAIS:
– Tesla já prepara novo Model 3 com menos componentes
– Agência reguladora dos EUA investiga Tesla após volantes se soltarem sozinhos
Analistas internacionais enxergam nas reduções de preços da Tesla uma estratégia de enfrentamento da alta concorrência de marcas chinesas. Mas também um risco para a rentabilidade da empresa.
A Tesla ainda vai detalhar o balanço do trimestre nos EUA, porém, globalmente, vendeu mais de 420 mil unidades, aumento de 4,3% em comparação com o mesmo período de 2022. Para especialistas, o pequeno crescimento sugere que os cortes de preços foram necessários para manter o ímpeto de vendas.
– Faça aqui a sua inscrição no #ABX23 e garanta sua presença no maior encontro do setor automotivo
Ao mesmo tempo, a Tesla deve reportar uma margem de receita bruta de 23%, segundo pesquisa da Visible Alpha com analistas de mercado divulgada pela Reuters. No ano passado, essa margem foi de 33%.
Em janeiro, o CFO da Tesla, Zachary Kirkhorn, estimou que a margem bruta não cairia abaixo de 20%. O preço das ações da Tesla subiu mais de 70% em 2023 até o momento.