Tesla reduz preços de seus carros pela sexta vez em 2023

Para manter crescimento de vendas, marca estadunidense reduziu valores de Model 3 e Model Y

Redacao AB

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Para manter crescimento de vendas, marca estadunidense reduziu valores de Model 3 e Model Y

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O pequeno crescimento que a Tesla deve confirmar no primeiro trimestre de 2023 pode ser explicado pela estratégia de preços da marca. Pela sexta vez no ano a montadora estadunidense mexeu na tabela de seus veículos elétricos e reduziu valores de dois modelos.

Desta vez, o corte de preços se deu em versões mais básicas do sedã Model 3 e do SUV Model Y, atualmente o carro mais vendido da marca nos EUA – os dois modelos já tinham tido as tabelas reajustadas para baixo, em março. O crossover, por exemplo, chegou a ter abatimento de 23% na versão Long Range, que agora parte de US$ 51.630.

Na carona dos incentivos de Joe Biden

O corte nos preços coincide com os novos incentivos fiscais do Governo dos EUA, de US$ 7.500. O Tesla Model Y acaba de se qualificar para o benefício, que exige produção na América do Norte e determinados requisitos de fornecimento de bateria.


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Analistas internacionais enxergam nas reduções de preços da Tesla uma estratégia de enfrentamento da alta concorrência de marcas chinesas. Mas também um risco para a rentabilidade da empresa.

A Tesla ainda vai detalhar o balanço do trimestre nos EUA, porém, globalmente, vendeu mais de 420 mil unidades, aumento de 4,3% em comparação com o mesmo período de 2022. Para especialistas, o pequeno crescimento sugere que os cortes de preços foram necessários para manter o ímpeto de vendas.


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Ao mesmo tempo, a Tesla deve reportar uma margem de receita bruta de 23%, segundo pesquisa da Visible Alpha com analistas de mercado divulgada pela Reuters. No ano passado, essa margem foi de 33%. 

Em janeiro, o CFO da Tesla, Zachary Kirkhorn, estimou que a margem bruta não cairia abaixo de 20%. O preço das ações da Tesla subiu mais de 70% em 2023 até o momento.