Europa contra-ataca: indústria francesa faz campanha por carros elétricos feitos no continente

Em resposta ao pacote de incentivos dos EUA, entidade do setor faz lobby para bônus e benefícios estatais a EVs europeus

Redacao AB

Redacao AB

Em resposta ao pacote de incentivos dos EUA, entidade do setor faz lobby para bônus e benefícios estatais a EVs europeus

Imagem de Destaque

Se depender da indústria automotiva francesa, a Europa já prepara sua resposta ao pacote de benefícios dos Estados Unidos para elétricos. A Plateforme Automobile (PFA), entidade que reúne fabricantes e fornecedores da França, propôs ao governo do país um bônus para consumidores de veículos zero combustão feitos no continente europeu.

A informação é da agência de notícias Reuters. Segundo a reportagem, o benefício pode fazer parte de um pacote de incentivos para o setor que deve ser negociado entre a indústria automotiva e o governo francês para o período 2023-2027.


– Faça a sua inscrição no #ABX23 – Automotive Business Experience


Atualmente, o bônus concedido na França para consumidores que compram um carro elétrico pode chegar a € 5 mil. Mas serve para EVs provenientes de qualquer parte do mundo.


LEIA MAIS:
– França tenta segurar montadoras que querem migrar para os EUA
– Biden libera US$ 900 milhões para criação de estações de recarga de carros elétricos
– UE e Coreia do Sul reprovam incentivo fiscal dos EUA para veículos elétricos


“A possibilidade de um bônus destinado a veículos fabricados em solo europeu, semelhante ao programa dos Estados Unidos, está entre as opções que estamos analisando. O objetivo é dar tempo para a indústria europeia se consolidar”, disse Marc Mortureux, chefe da PFA, em entrevista à Reuters.

A medida é vista como uma reação ao pacote estadunidense, considerado protecionista. Vale lembrar que a União Europeia proibiu a venda de carros novos puramente a combustão a partir de 2035 – abriu-se uma brecha para os combustíveis sintéticos.