Picapes que vão dar o que falar em 2023 e os SUVs que vão agitar a categoria de compactos

Autorama Podcast está picapeiro com detalhes sobre o menor modelo da Ram, estreia da Fiat no segmento de médias e nova Ranger

Fernando Miragaya

Fernando Miragaya

Autorama Podcast está picapeiro com detalhes sobre o menor modelo da Ram, estreia da Fiat no segmento de médias e nova Ranger

Imagem de Destaque


Se tem algum mercado que cresce além do de SUVs é o das picapes. E a categoria de médias promete em 2023, com estreias de duas marcas no segmento e a chegada da nova geração de um modelo consagrado.

Esse é o tema do bate-papo que eu tive com Marlos Ney Vidal, editor do site Autos Segredos, no novo episódio do Autorama Podcast. No programa, adiantamos algumas informações sobre um trio de picapes que chegam ainda este ano para movimentar a categoria.

Falamos da Ram Rampage, picape com nome trava língua que marca a estreia da fabricante neste segmento de picapes médias no Brasil – e que ganhou até “minissérie” com vários teasers (veja abaixo).

Só que tem mais marca debutando nesta seara de médias, no caso a Fiat, companheira da Ram na Stellantis. A italiana pegou a Peugeot Landtrek e botou no colo. A ideia é se valer da expertise em picapes (com Strada e Toro) para chegar com o pé na porta e sangue nos olhos no mercado.

Além das estreantes, temos as consagradas. Como a Ford Ranger, cuja terceira geração já já entra no forno em General Pacheco (Argentina) para ser lançada ainda, quem sabe, no terceiro trimestre. E com novos motores.

SUVs compactos na era da eletrificação

O Autorama também abordou duas novidades no segmento de SUVs compactos. Um deles é o utilitário derivado do Yaris e baseado no Yaris Cross que a Toyota vai produzir em Sorocaba (SP). 

O modelo vai ser o primeiro compacto híbrido produzido no Brasil. E com conjunto híbrido flex feito em Porto Feliz (SP).


– Faça a sua inscrição no #ABX23 – Automotive Business Experience


Porém, o Yaris Cross brasileiro é coisa para 2024. Antes disso (bem antes, na verdade, dia 27 de abril) chega o C3 Aircross. Fabricado em Porto Real (RJ) sobre a mesma plataforma do C3 hatchback, o carro resgata o nome de uma minivan, mas eu conto porque ele é um SUV que tem tudo para ser competitivo na categoria que todo mundo quer.

A estrada da Land Rover vai ficar no passado

Outra novidade na semana é a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que abre novas possibilidades de pagamento de multas pelo usuário. Agora, as infrações podem ser quitadas pelo PagTesouro, plataforma do Ministério da Fazenda, até por meio de pix.

E a (triste) notícia que pegou todo mundo de surpresa: a Land Rover deixará de existir como marca.

Saiba mais dando o play no programa!



             Fernando Miragaya é jornalista especializado em automóveis, editor de soluções de conteúdo da Automotive Business e apresenta o Autorama Podcast desde 2018.

*Este texto traz a opinião do autor e não reflete, necessariamente, o posicionamento editorial de Automotive Business