Modelo chegará ao mercado em 2024 e deve atrair o consumidor de outras marcas premium e até de montadoras generalistas
Lá atrás, em 2021, a Volvo Cars ocupou posição pioneira ao passar a vender no Brasil apenas carros eletrificados. A aposta deu certo e contribuiu para a empresa ganhar volume de vendas e visibilidade de marca no país com modelos premium. Agora, o plano é dar mais um salto com o lançamento de um novo SUV, que será puramente elétrico e o menor e mais barato da gama, com dimensões mais modestas do que as do XC40.
– Participe do maior encontro do ecossistema automotivo e da mobilidade. Faça a sua inscrição no #ABX23 – Automotive Business Experience
A companhia vai revelar a novidade globalmente em junho. Por enquanto, o projeto é conhecido apenas como V216. “Será um carro muito importante para nós, produzido na China sobre plataforma para carros puramente elétricos”, conta Luis Resende, head da Volvo Cars para a América Latina. Ele prossegue:
“O modelo vai chegar com preço muito atrativo para competir até mesmo com SUVs a combustão e com carros nacionalizados”, conta o executivo.
Ele conversou com a imprensa na inauguração do oitavo ponto de recarga rápida da companhia para carros elétricos, em Itajaí (SC), onde acontece uma das etapas da The Ocean Race, tradicional regata patrocinada pela marca. A estrutura de abastecimento fica dentro de um posto de gasolina e é parte do investimento de R$ 25 milhões que a Volvo faz no Brasil para inaugurar 28 eletropostos até o começo de 2024.
Resende conta que nem toda a responsabilidade por acelerar o crescimento das vendas da marca recai sobre os ombros do novo SUV compacto. O EX90, utilitário esportivo elétrico grande, é outro lançamento prometido pela companhia para o Brasil. A estratégia é abrir a pré-venda dos carros em meados desse ano, com entregas no começo de 2024.
Novo SUV da Volvo vai acirrar concorrência
O novo carro prometido pela Volvo vai atuar no segmento de entrada do mercado premium, em que concorrentes do segmento não têm presença e, portanto, a marca larga com vantagem. Ao mesmo tempo, a promessa é de que o SUV atraia a atenção até mesmo de clientes topo de gama de marcas generalistas.
LEIA TAMBÉM:
– Ao apostar só em veículos combustão, Brasil vai ficar para trás, aponta Volvo Cars
Até então, para ter um Volvo na garagem o consumidor precisava desembolsar pelo menos R$ 330 mil. A expectativa é de que o lançamento chegue ao Brasil por menos de R$ 300 mil. Resende diz que, até então, a companhia não tinha capacidade produtiva o suficiente para acirrar a concorrência com outras marcas bem estabelecidas no país.
Já com o novo carro, essa história muda. Segundo ele, a empresa passa a ter mais potencial para atender a demanda com produção na China. Além disso, a crise logística que provocou a ruptura na oferta de diversos componentes e sistemas, como os semicondutores, começa a ficar para trás.
Recorde de vendas no horizonte
Em 2022, a empresa deteve 13,7% do mercado local de carros premium, com a oferta restrita pela escassez de componentes. Foram emplacados 5,2 mil veículos da marca. Com a cadeia logística mais regularizada, o plano é quase dobrar o número já neste ano, para 10 mil unidades – metade desse volume de carros puramente elétricos.
Já em 2024, a meta fica mais ambiciosa e a empresa pretende alcançar os 20% de participação entre as marcas premium, com 20 mil carros. O impulso para chegar lá virá do novo SUV e, caso a expansão se concretize, é provável que a Volvo assuma o topo do segmento, permanecendo à frente de Mercedes-Benz e Audi e desbancando, ainda, a líder BMW.
Para tal, a companhia conta com reforço estratégico da rede de concessionárias também. Hoje são 44 pontos de venda Brasil afora. “Vamos inaugurar três lojas neste ano, em Belém (PA), em Santos (SP), além da nossa sétima na capital paulista, na Vila Leopoldina”, diz Marcelo Kronemberger, diretor comercial da Volvo Cars Brasil.