Bosch e Plus apresentam novo sistema de assistência ao motorista para caminhões

Nova solução das empresas promete economizar combustível e reduzir colisões

Redacao AB

Redacao AB

Nova solução das empresas promete economizar combustível e reduzir colisões

Imagem de Destaque

A fornecedora global Bosch e a empresa de tecnologia de caminhões Plus apresentaram na  Advanced Clean Transportation Expo um novo sistema de assistência ao motorista.

O evento, que acontece entre 2 e 4 de maio na Califórnia, EUA, reúne as principais tendências de tecnologia para o transporte comercial do mundo.

O novo sistema combina sensores preditivos de 360 ​​graus da Plus e ferramentas de direção assistida, como manuseio de mesclagem e mudança de faixa sugerida com hardware e sistema de direção da Bosch.

“Nosso acordo com a Plus complementa os elementos existentes do portfólio da Bosch e é uma das várias maneiras pelas quais podemos trabalhar juntos para oferecer suporte aos nossos clientes”, afirmou Paul Thomas, vice-presidente executivo de soluções de mobilidade da Bosch para as Américas.


VEJA TAMBÉM:

Eletrificação não é opção mais viável para descarbonização de caminhões no Brasil

Bosch muda estrutura de negócios com proposta de soluções integradas de mobilidade


A parceria entre a Bosch e a Plus é a segunda entre um grande fornecedor global e um provedor de tecnologia automatizada em poucas semanas. No fim de abril, a Continental e a Aurora apresentaram um novo projeto para a industrialização de sistemas autônomos.

Enquanto o Aurora foca na automação de nível 4, a Plus acredita em um caminho gradual para a autonomia dos sistemas de assistência ao motorista. A Plus entregou seus primeiros caminhões equipados com esses sistemas em 2021. 

Plus e a Bosch dizem que a tecnologia de assistência ao motorista deve melhorar a retenção do condutor, aumentar a economia de combustível e reduzir as colisões. 


– Faça aqui a sua inscrição no #ABX23 e garanta sua presença no maior encontro do setor automotivo


EUA tem escassez de caminhoneiros

Segundo a American Trucking Associations, os EUA enfrentam uma preocupante escassez de caminhoneiros. Quase 6 mil pessoas morreram em acidentes de caminhão em 2021, de acordo com o Conselho Nacional de Segurança do país. Ainda não há dados consolidados dos acidentes fatais com caminhões em 2022.

“A solução de segurança subjacente de próxima geração da Plus, habilitada por nossa plataforma de autonomia aberta, combinada com o sistema de software de direção da Bosch, ajudará a evitar acidentes em veículos comerciais e a tornar as estradas mais seguras”, disse Shawn Kerrigan, COO da Plus.