Stellantis confirma produção de novo carro da Fiat no Brasil

Modelo inédito será feito sobre plataforma derivada do Citroën C3 na fábrica de Betim

Bruno de Oliveira

Bruno de Oliveira

Modelo inédito será feito sobre plataforma derivada do Citroën C3 na fábrica de Betim

Imagem de Destaque

A Stellantis já trabalha em um novo modelo que será produzido em Betim (MG). Provisoriamente conhecido pelo codinome F1H, o veículo será fabricado sobre uma plataforma derivada da CMP, que é utilizada no Peugeot 208 e no Citroën C3. A informação foi revelada por fonte da montadora na segunda-feira, 24, durante o 4º Encontro da Indústria de Autopeças, realizado pelo Sindipeças no São Paulo Expo.

De acordo com o interlocutor, trata-se de um veículo Fiat que fará parte de um novo ciclo de investimentos da Stellantis, que ainda não foi anunciado. Entretanto, ainda não há definição a respeito do modelo em questão tampouco o nome a ser utilizado.

“Nós herdamos essa plataforma para desenvolver um produto local a ser fabricado em Betim”, afirmou a fonte.


– Faça a sua inscrição no #ABX23 – Automotive Business Experience


Modelo deve ser compacto

Ainda que sejam poucos os detalhes, é possível chegar a um palpite. O produto será um veículo compacto, uma vez que a plataforma em questão é a mesma de 208 e C3. Também corrobora para essa suspeita o codinome do projeto (F1H), que segue o padrão adotado pela Fiat no passado. Antes de ser lançado, o Mobi era conhecido como “projeto X1H”.


LEIA TAMBÉM:– Stellantis e GM, as líderes da guerra etanol vs carro elétrico no Brasil
– CEO da Stellantis defende movimento pela volta do carro popular


Por fim, a gama de compactos da Fiat já está envelhecida. O Argo foi lançado em 2017, enquanto o Cronos estreou um ano depois. Ambos já passaram por uma reestilização de meia-vida no ano passado e estão próximos de cumprir o ciclo de vida de um veículo, que costuma ser de oito anos.

* texto atualizado em 25/04 às 09h34