Toyota traça plano para vender 3,5 milhões de carros elétricos a partir de 2030

Companhia de origem nipônica diz que estratégia de três passos incrementará produção de forma expressiva

Vitor Matsubara

Vitor Matsubara

Companhia de origem nipônica diz que estratégia de três passos incrementará produção de forma expressiva

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Koji Sato, novo CEO da Toyota, já deixou claro que a empresa voltará suas atenções para o carro elétrico. Tanto é que a fabricante pretende lançar 10 modelos movidos a eletricidade até 2030.

O executivo, inclusive, afirmou que a estratégia é relativamente simples e pode ser resumida em três passos, que resultariam em maior produtividade e rentabilidade.

“Será um conceito diferente de tudo que já tivemos até agora. Ao chegarmos no terceiro passo, a produtividade deve ter crescido significativamente”, afirmou.


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Atualmente, a Toyota está na segunda fase do planejamento, incorporando aprendizados e descobertas de seus antigos veículos elétricos nos futuros projetos. Esse estágio deve perdurar até 2026, quando espera-se que a fabricante tenha condições de vender aproximadamente 1,5 milhão de carros movidos a eletricidade pelo mundo.

Meta da Toyota é vender 3,5 milhões de carros elétricos

A partir de 2026, a Toyota entrará na terceira (e última) fase de sua estratégia, quando lançará uma plataforma inédita desenvolvida exclusivamente para veículos elétricos.


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Juntamente com ela, a empresa introduzirá um novo software para veículos chamado Arene. Com essa dupla, a marca contará com uma nova geração de sistemas de software capaz de otimizar o fluxo de receitas, estabelecer novos modelos de negócio e aprimorar o ciclo de desenvolvimento de produtos.

Tudo isso também poderá dobrar a autonomia de seus modelos elétricos, graças ao uso de baterias mais eficientes que demandam metade do investimento e dos recursos de desenvolvimento.

De acordo com Sato, o incremento na produtividade permitirá à Toyota reduzir os preços de seus produtos e dobrar o volume de vendas. Após atingir a meta de 1,5 milhão de unidades vendidas globalmente, a montadora pretende atingir a marca de 3,5 milhões de veículos comercializados por volta de 2030.

“Estamos só no começo”, garantiu o CEO da Toyota.