Hyundai e GM investem em fábricas de baterias de carros elétricos

Montadoras fazem joint-ventures com empresas do segmento para garantir insumos para futuros EVs e se valer de subsídios nos EUA

Fernando Miragaya

Fernando Miragaya

Montadoras fazem joint-ventures com empresas do segmento para garantir insumos para futuros EVs e se valer de subsídios nos EUA

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Duas montadoras avançam bastante para garantir as baterias da sua transição para a eletrificação. A Hyundai formou uma joint venture para produção de peças nos Estados Unidos, ao mesmo tempo em que General Motors e Samsung também fecharam parceria do mesmo tipo no país norte-americano.

No caso da Hyundai foram investidos US$ 5 bilhões na JV com a SK On, unidade de baterias da SK Innovation. O acordo prevê produção de componentes para baterias em fábrica no estado da Georgia.


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A expectativa é que a parceria da fabricante sul-coreana inicie a produção de células de bateria no segundo semestre de 2025. A capacidade de produção anual prometida é de 35 GWh, o que garantiria a fabricação de 300 mil carros elétricos.

Além de Hyundai, GM faz JV para fabrica de bateria

A outra joint venture também envolve uma outra sul-coreana, no caso a Samsung. A união com a GM envolve aporte de mais de US$ 3 bilhões e a fábrica conjunta deve iniciar as atividades em 2026. 


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A capacidade de produção anual será de 30 GWh para montagem de células de bateria com alto teor de níquel. A GM já tem uma JV nos EUA com a LG, rival da Samsung. 

Os anúncios das joint ventures coincidem com a visita do presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeo, aos EUA. A comitiva de viagem reúne executivos de algumas das maiores empresas do país asiático.

A produção de baterias em solo estadunidense qualificam os veículos que receberão as peças dentro dos requisitos da Lei de Redução da Inflação (IRA) do governo dos EUA. Entre os benefícios, bônus de até US$ 7.500 para carros com conteúdo eletrificado feito no país.